Yvonne Steinert compartilha experiências para
o desenvolvimento das competências docentes
04/05/2012 - 16:00
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Yvonne Steinert, professora-assistente dos Departamentos de Medicina de Família e de Psicologia da McGill University (Montreal, Canadá) foi a convidada desta sexta-feira da série Conversando sobre a Graduação, organizada pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG). Na palestra “A melhoria da prática docente: da intuição à intenção”, ela compartilhou experiências voltadas à criação de programas e atividades baseadas em pesquisa de desenvolvimento das competências docentes, reconhecidos como um recurso de educação continuada para os professores universitários.
Atual diretora do Centro de Educação Médica da universidade canadense, Yvonne Steinert descreveu métodos formais e informais de desenvolvimento docente, suas vantagens e desvantagens e aqueles preferidos pelos professores para melhorar seu desempenho educacional. Ela informa que, na educação médica, aumenta a demanda por uma oferta formal de programas de desenvolvimento e atividades, com uma pressão crescente para a profissionalização da prática docente. Exigência que se estende para todas as áreas do conhecimento.
Segundo a palestrante, a maioria das iniciativas para o desenvolvimento docente descritos na literatura consiste em workshops e seminários formais, focando um programa planejado para preparar professores e instituições para seus papéis acadêmicos. Ela observa, porém, que o desenvolvimento docente pode ocorrer em uma variedade de contextos e configurações – e muitas vezes começa com a aprendizagem informal no trabalho.
Yvonne Steinert atenta que as atividades podem se mover em duas dimensões: a partir da experiência individual ou grupal de aprendizagem, passando das abordagens informais às mais formais. E que o professor pode aprender fazendo, aprender observando ou aprender refletindo sobre uma experiência. Para a pesquisadora canadense, o autoconhecimento, a análise crítica e o desenvolvimento de uma nova perspectiva são fundamentais para o processo de reflexão, havendo necessidade de identificar as maneiras para que esta estratégia contribua para aprimorar as atividades docentes.
Doutora em psicologia clínica, Yvonne Steinert sempre dedicou seu trabalho à promoção da excelência no ensino e aprendizagem, liderança e gestão e pesquisa, na Faculdade de Medicina da McGill University, onde também foi diretora de Desenvolvimento Docente. Em 2011, recebeu o Prêmio Ian Hart de Reconhecimento, da Associação Canadense de Educação Médica (Came). É integrante da Comissão de Educação e Pesquisa do Royal College of Physicians and Surgeons (Canadá) e do Comitê de Desenvolvimento da Associação de Faculdades de Medicina daquele país.