A ex-pesquisadora da Unicamp Maria Elizete Kunkel acaba de lançar na Alemanha o livro Modelos biomecânicos da coluna torácica e lombar humana pela editora Südwestdeutscher Verlag für Hochschulschriften. A obra, composta por três artigos publicados no Journal of Anatomy, é fruto da tese de doutorado que Kunkel defendeu na universidade alemã de ULM (Universität Ulm).
De acordo com a ex-aluna do curso de divulgação científica do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp, até o momento a descrição quantitativa da morfometria da coluna humana tem sido obtida por meio de medidas diretas ou usando-se reconstrução de imagens médica tais como tomografia computadorizada. O livro, segundo ela, mostra que por meio do uso de equações matemáticas é possível predizer em detalhes a morfometria das vértebras e discos humanos a partir da medida única da altura do corpo vertebral.
“Este método pode ser usado na criação de modelos parametrizados e biomecânicos da coluna humana, oferecendo a vantagem de se alterar a forma e a geometria dessa estrutura para o estudo de uso de implantes na correção de deformações da coluna como, por exemplo, escoliose ou lordose”, exemplifica.