'Studium' 33 tem como tema dissertação
'Vendo (o) corpo, vendo (a) imagem'

11/05/2012 - 15:20

/
Capa da Revista Studium

Capa da Revista Studium

Jeolás, editor e autor da tese

Jeolás, editor e autor da tese

Fábio Gatti, co-editor

Fábio Gatti, co-editor

A nova edição da Revista Studium está no ar e tem como carro-chefe a dissertação de Luiz Carlos Solberger Jeolás, Vendo (o) corpo, vendo (a) imagem: a autorrepresentação fotográfica de mulheres e travestis profissionais do sexo do Jardim Itatinga/Campinas, orientada pelo professor do Instituto de Artes da Unicamp Fernando de Tacca. O lançamento aconteceu nesta sexta-feira (11), na Galeria de Arte da Unicamp.

Com recursos do Fundo de Investimento de Campinas (Ficc), a 33ª edição da Studium apresenta uma série de aprimoramentos, entre eles uma exposição virtual das fotos em 3D, montada por Rogério Simões da Cunha; edição bilíngue (português/inglês) dos textos, abertura para download do conteúdo em pdf e chamadas para os textos em vídeos gravados com os próprios autores. “Cada autor faz uma chamada audiovisual para seu próprio texto. Isso facilita a escolha do leitor sobre o que deseja ler”, explica o artista plástico e co-editor da revista Fábio Gatti.

Além da publicação da dissertação, desenvolvida a partir das fotos de moradoras do Jardim Itatinga, a revista eletrônica é composta de ensaios literários assinados por Fábio Gatti, Iara Beleli, Lygia Arcuri Eluf, Maria Filomena Gregori e Fernando de Tacca. Os ensaios são baseados em imagens selecionadas pelos autores entre as fotos produzidas e escolhidas pelas colaboradoras da dissertação.

Editor da Studium, Jeolás acredita que a publicação eletrônica da dissertação atinja um público maior que a versão impressa. “Como o trabalho foi indicado para publicação, considerei que a versão eletrônica facilitaria a leitura também para um público que não teria acesso à versão impressa”, declara Jeolás.

Leia também: Imagens refletem cotidiano de zona de prostituição