Universidade de Montreal vem discutir bolsas
na modalidade de cotutela com a Unicamp
17/05/2012 - 13:40
- Images:
- Images Editor:
Uma delegação com mais de dez autoridades da Universidade de Montreal (Canadá) esteve no campus de Campinas nesta quinta-feira para intensificar a cooperação entre as duas instituições. Os canadenses ouviram com interesse a palestra do professor Guido Araújo, coordenador do Programa Ciência sem Fronteiras na Unicamp, que mostrou como o projeto do governo federal – que pretende enviar mais de 100 mil estudantes e pesquisadores brasileiros ao exterior nos próximos quatro anos – está sendo operado na Universidade.
As visitas de instituições canadenses à Unicamp têm sido constantes ultimamente, inclusive com a vinda do governador-geral daquele país, David Johnston, à frente de uma delegação formada por mais de 30 universidades, no dia 28 de abril. "O Programa Ciência sem Fronteiras abre uma linha nova de financiamento para a mobilidade, que com o Canadá antes era mais difícil. Para nós, particularmente, também interesse a cooperação no nível de pós-graduação, sendo que a modalidade de cotutela foi um dos exemplos discutidos", afirmou o professor Alberto Luiz Serpa, coordenador de Relações Internacionais.
A modalidade de cotutela permite ao estudante realizar sua tese sob a responsabilidade de dois orientadores, um no Brasil e um segundo em em países estrangeiros. A tese é defendida uma única vez, aqui ou no exterior, sendo atribuídos ao pós-graduando diplomas de doutorado dos dois países. Os alunos interessados em fazer parte dos seus estudos de pós-graduação no Canadá (ou mesmo cumprir um programa completo), puderam avaliar a Universidade de Montreal como opção em palestra concedida pelo professor Roch Chouinard, vice-reitor-adjunto de Pós-Graduação, no Centro de Convenções.
Texas
Uma delegação da Texas A&M University (Tamu) visitou a Unicamp na quarta-feira (16). O interesse foi o de ampliar os convênios na área de engenharia. A universidade programou visitas a várias universidades brasileiras. De acordo com a Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) da Unicamp, há interesse, por parte da instituição norte-americana, em convênios de pesquisa que permitam a mobilidade de professores e alunos, incluindo o Ciência sem Fronteiras do governo federal.
A delegação da Tamu foi formada pela diretora da faculdade de engenharia, um diretor associado e os chefes de departamentos (correspondente ao cargo de diretor na Unicamp) dos cursos de engenharia aeroespacial, engenharia elétrica, engenharia agrícola, engenharia química, engenharia biomédica, engenharia de distribuição (logística) e engenharia industrial.