Enquete
vai apurar
como alunos
vivenciam
a Unicamp

18/05/2012 - 14:00

O professor Renato Pedrosa

A Unicamp vai promover pela primeira vez uma pesquisa de opinião para saber como os estudantes de graduação vivenciam a Universidade nas suas variadas dimensões. A partir da semana que vem, os alunos regularmente matriculados receberão uma mensagem eletrônica que conterá com uma senha e as instruções para acessar um questionário. As perguntas abordarão questões relativas à vida estudantil (desenvolvimento acadêmico, uso do tempo, avaliação do ambiente nos campi, objetivos, aspirações, experiência educacional etc) e ao grau de satisfação de cada pesquisado em relação à escolha de curso. “Com os dados obtidos, a Unicamp poderá identificar problemas e adotar ações para aprimorar o ensino de graduação em todos os seus aspectos”, afirma o professor Renato Pedrosa, coordenador do Grupo de Estudos em Educação Superior (GEES), vinculado ao Centro de Estudos Avançados (CEAv).

A participação na enquete, conforme Pedrosa, será voluntária. Para estimular a adesão dos cerca de 15 mil matriculados nesse nível de ensino, a Universidade sorteará cinco conjuntos de livros da Editora da Unicamp no valor de R$ 500,00 cada entre aqueles que completarem o questionário. “É difícil estimar o índice de participação, mas acreditamos que se pelo menos 30% ou 40% da população estudantil responder às perguntas, nós já teremos uma amostra bem significativa”, considera o docente. Um ponto importante a ser destacado, segundo ele, é que todas as informações coletadas serão confidenciais. “Ou seja, nenhum estudante terá suas respostas tornadas públicas”, assegura o coordenador do GEES.

O professor informa que os alunos de graduação terão até o dia 13 de julho para enviar o questionário preenchido. Aqueles que eventualmente não receberem a mensagem com a senha e as instruções devem fazer contato através do e-mail veup@reitoria.unicamp.br para solicitar a autorização de acesso ao sistema. Pedrosa explica que o questionário será dividido em duas partes. A primeira abordará questões relacionadas à vida acadêmica dos estudantes. A Unicamp quer saber, entre outros aspectos, que visão eles têm da infraestrutura disponível, como usam o tempo e que planos têm em relação ao futuro profissional. Também quer identificar quantos desses alunos desenvolvem atividades voluntárias ou estão engajados em projetos comunitários. “Queremos saber, ainda, como vivem esses estudantes, de que forma chegam aos campi, se trabalham, se são casados e se têm filhos. Conjugados, esses tópicos permitirão que tracemos um perfil bastante detalhado de como eles vivenciam a Universidade”, reforça o docente.

A segunda parte do questionário pretende apurar o grau de satisfação dos pesquisados em relação ao curso em que estão matriculados. “Um dado importante que pretendemos levantar é até que ponto os alunos teriam interesse em um sistema em que o curso não seria escolhido no momento do ingresso, mas mais à frente, no decorrer dos estudos”, adianta Pedrosa. Ele explica que a realização da pesquisa de opinião é uma iniciativa do GEES em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação (PRG). A medida decorre de uma parceria firmada entre a Unicamp e o Centro de Estudos em Educação Superior da Universidade da Califórnia-Berkeley, que desenvolveu, há dez anos, o instrumento denominado Student Experience in the Research University - International (SERU-I). Este pode ser traduzido como Vida Estudantil em Universidades de Pesquisa (VEUP).

Atualmente, segundo o docente, 24 instituições no mundo adotam o questionário, incluindo África do Sul, China, Estados Unidos e Holanda. Algumas já aplicaram o questionário em duas oportunidades. Os dados obtidos serviram, por exemplo, para orientar a doção de ações voltadas ao aprimoramento dos serviços das universidades, dos programas dos cursos e até mesmo da forma em que as aulas e o espaço físico são organizados. “A Unicamp pretende realizar essa pesquisa de opinião por alguns anos, de modo a formar uma sequência de dados que permita à instituição promover análises que levem em conta mudanças oriundas tanto da sua estrutura quanto da população estudantil em transformação”, informa Pedrosa.

Comentários

Uma pena que a pesquisa não pretende saber das atividades dos alunos da graduação para além das acadêmicas, como o convívio social, as atividades culturais frequentadas, que também fazem parte da vida na Unicamp.

RESPOSTA
O questionário inclui diversas perguntas sobre atividades extra-classe e extra-curriculares, incluindo participação em atividades culturais, em organizações não governamentais e comunitárias, como eles moram, como eles chegam à Unicamp, como eles veem a situação atual do país, se eles se interessam por temas internacionais, lazer, leituras, se eles acham o campus amigável e tolerante (ou não) etc. O questionário é sobre vida universitária em geral, não só aspectos acadêmicos.
Renato Pedrosa

Email: 
lrc_lu@hotmail.com

Prezado Renato Pedrosa,
Obrigada pelo esclarecimento. Não sou mais graduanda na Universidade portanto não farei parte da pesquisa, porém pela reportagem dá a entender que as únicas atividades dos alunos são acadêmicas, e posso garantir que aprendi muito nos espaços que hoje são forjados por estudantes resistentes, como as festas, festivais de música ou mesmo um simples piquenique nos gramados do campus. Nesses lugares pude vivenciar uma outra Universidade, o que não me impediu de trabalhar, fazer duas Iniciações Científicas e agora estar terminando o mestrado. Enfim, tem diversas experiências que conformam a vida dos estudantes e que ultrapassam as paredes da sala de aula. Mais uma vez agradeço ao professor por esclarecer ainda mais sua pesquisa.

Email: 
lrc_lu@hotmail.com