Fórum discute educação ambiental no
âmbito da Rio + 20 e Conferência dos Povos
24/05/2012 - 15:30
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Fórum permanente realizado na quinta-feira (24) no Centro de Convenções da Unicamp discutiu o papel da educação ambiental para a construção de sociedades sustentáveis. O evento acontece no contexto da Rio + 20, Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável que será realizada em junho deste ano no Rio de Janeiro.
A Rio+20 marca os vinte anos da realização da conferência sobre meio ambiente e desenvolvimento, a Rio-92. O evento pretende contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. Paralelamente acontece a Cúpula dos Povos, convenção organizada pela sociedade civil para promover o diálogo e a reflexão sobre a temática socioambiental.
Entre os objetivos do Fórum realizado na Unicamp está o de fornecer contribuições para fortalecer as discussões dos dois eventos do Rio de Janeiro, explica o docente da Faculdade de Tecnologia (FT), Sandro Tonso. “Queremos tocar em três questões. Primeiro, é ser mais um grupo da Unicamp que contribuirá para a discussão da Rio + 20 e Cúpula dos Povos. Objetivamos também ampliar a noção de educação ambiental, que possui diversas vertentes. E, por último, trazer a questão ambiental para dentro da Universidade”, pontuou Tonso, um dos coordenadores do evento.
Os Fóruns Permanentes são organizados na Unicamp pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU). A abertura do evento teve as presenças do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico da Costa Azevedo Meyer, e da Assessora da CGU, Carmen Zink Bolonhini. O Fórum também contou com a participação dos convidados Philippe P. Layrargue, docente da Universidade de Brasília (UNB), Carlos Galano, da Universidade Nacional de Rosário (Argentina) e José Vicente de Freitas, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).