Comunidade da Unicamp
participa do Dia do Desafio
30/05/2012 - 11:20
- Text:Da Redação
- Images:
- Images Editor:
Um grupo formado por 30 integrantes da comunidade interna da Unicamp participou na manhã desta quarta-feira (30) de uma atividade ligada do Dia do Desafio, evento mundial que estimula a prática de exercícios físicos e modalidades esportivas. Durante 15 minutos, sob a orientação de um educador físico, eles fizeram uma série de movimentos, a partir do domínio de balões de gás. A iniciativa foi promovida pelo Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) e Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH).
Os exercícios foram realizados no jardim localizado entre os prédios III e IV da Reitoria. A orientação dos trabalhos ficou a cargo do educador físico Antonio Rogério Batista do Prado, funcionário do GGBS. Inicialmente, os participantes fizeram uma série de alongamentos. Em seguida, com a ajuda de balões de gás, promoveram vários movimentos, tendo como missão o controle das bexigas no ar. Também participaram de uma gincana, que consistiu em proteger o próprio balão enquanto se tentava estourar os balões dos demais. Tudo ao som de clássicos da música mundial, como a canção New York, New York, imortalizada na voz de Frank Sinatra.
De acordo com Prado, o grande mérito do Dia do Desafio é incentivar as pessoas a praticarem atividades físicas e esportivas. “Está comprovado que aqueles que fazem algum tipo de exercício aumentam a sua qualidade de vida, bem como ficam menos expostos a diversos tipos de doenças, entre elas as de origem cardiovascular”, afirmou. Além da atividade promovida pelo GGBS e DGRH, outras iniciativas ligadas ao Dia do Desafio estavam previstas para ocorrer na Universidade, uma delas vinculada ao projeto Mexa-se, cujo objetivo é promover a saúde e qualidade de vida por meio da prática de atividades físicas.
História
O Dia do Desafio foi criado em 1983 no Canadá. A iniciativa partiu de um prefeito, que convocou a população da sua cidade a sair de casa, apagar as luzes e caminhar por 15 minutos, como forma de enfrentar o intenso frio, que alcançava os 20 graus negativos. Assim, além de economizar energia elétrica, a ação estimulou os moradores a se exercitarem. No ano seguinte, a ideia foi adotada pela cidade vizinha.
Assim, ambas promoveram uma caminhada no mesmo dia e horário, o que criou o conceito que definiria o Dia do Desafio, que confronta duas cidades, cada uma tentando superar a outra em número de participantes. Posteriormente, a prática passou a ser adotada por diversas localidades espalhadas pelo mundo, sempre na última quarta-feira de maio. Este ano, Campinas concorre com Fortaleza, capital do Ceará. No continente Americano, o Dia do Desafio é coordenado, desde o ano 2000, pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).