Ex-aluno
Pablo Lapidusas,
convidado de
Cantos de
Todos os Cantos
01/06/2012 - 10:00
- Text:Da Redação
- Images:Divulgação RTV

O programa Cantos de Todos os Cantos, produzido pela Rádio e TV Unicamp (RTV), traz neste domingo (3), às 20 horas, o pianista Pablo Lapidusas, ex-aluno da Universidade e hoje radicado na Europa, com trabalho destacado. O programa pode ser visto pelo Canal 10 da Net. Há outras apresentações na segunda (22 horas), terça (19 horas), quarta (21 horas), quinta (22 horas), sexta (21 horas) e no sábado (17 horas). Cantos de Todos os Cantos é produzido por Eduardo Paiva, professor do Instituto de Artes e diretor da RTV.
''Entre o popular e o erudito”. Foi assim que a imprensa carioca definiu o disco de estreia do pianista argentino/brasileiro Pablo Lapidusas. Ouriço, lançado inicialmente pela Delira música e reeditado em 2011 pelo selo Kalamata, é um álbum autoral, onde o pianista, em estreia solo, conta com a participação de Hermeto Pascoal e Carlos Malta. Formado bacharel em Música Popular pela Unicamp e atualmente cursando mestrado em Performance em jazz, na Universidade de Aveiro/ Portugal, Pablo vem se apresentado em conceituados teatros e clubes de jazz do Brasil e do exterior.
Pablo residiu no Rio de Janeiro entre 2001 e 2011, quando colaborou com diversos artistas da MPB e da cena instrumental internacional - Eugene Friesen, Victor Biglione, Marcelo D2, Quarteto em Cy, Wanda Sá, Jimmy Dludlu, Edu Lobo, Carlos Malta, Sandra de Sá, Eduardo Dussek, Bebel Gilberto, Célia Vaz, entre outros. Nas apresentações de piano solo, seja no Brasil ou no exterior, costuma ministrar máster class como complemento do seu trabalho.
No segundo semestre de 2008 fez sua estreia com orquestra, tocando com a conceituada I Musici de Montreal, sob regência do maestro russo Yuli Turovsky. Convidado também a participar da serie Piano Solo, dividiu o palco com o consagrado pianista Cesar Camargo Mariano na sala Cecilia Meireles - RJ, em apresentação a dois pianos. Recentemente, inicou uma série de gravações solo em diversas cidades – Los Angeles, Lisboa, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Maputo -, que resultará em um disco a ser lançado ainda este ano. O caráter do novo álbum, mais jazzístico, é justamente registrar as diferentes performances, levando em consideração a diversidade das salas de concerto, pianos, e sobretudo as diferentes reações do público.
Comentários
PABLO LAPIDUSAS
Maravilhosa a materia do grande PIANISTA PABLO LAPIDUSAS...CATANDUVA é FA desse grande pianista arranjador.musico de primeira classe!!!!!!