Suzan Andrews visita a Unicamp
e pede apoio para difundir a FIB
01/06/2012 - 18:30
- Text:Da Redação
- Images:
- Images Editor:
A psicóloga e antropóloga Suzan Andrews, formada pela Universidade de Havard, esteve na Unicamp nesta sexta-feira (1°). Ela se reuniu com o pró-reitor de Extensão Universitária, João Frederico da Costa Azevedo Meyer, o Joni. Na ocasião, Suzan, que está radicada no Brasil há 20 anos, quando veio participar da Eco 92, pediu o apoio da Universidade para aprimorar o instrumento que apura a Felicidade Interna Bruta (FIB), indicador desenvolvido no Butão. A FIB leva em conta o grau de felicidade das pessoas como um dos fatores de desenvolvimento de uma comunidade ou país.
No encontro, Joni afirmou à visitante para que fará esforços para colaborar com o que for possível. Atualmente, docentes e pesquisadores do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) já contribuem para aperfeiçoar o questionário que é aplicado para aferir a FIB. De acordo com a professora Maria Salette Mayer de Aquino, assessora da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Preac), Suzan foi uma das responsáveis por trazer uma delegação do Butão ao Brasil e iniciar a difusão dos conceitos relacionados ao índice.
Na oportunidade, ela e os butaneses estiveram na Unicamp, onde participaram de um seminário. Uma das consequências desse evento foi a constituição de um grupo de estudos sobre FIB na Universidade e a posterior criação de uma disciplina de extensão sobre o mesmo tema. “O questionário que apura a FIB foi aplicado em Campinas, no bairro Campo Belo. Agora, Suzan pretende ampliar o seu alcance, aplicando-o a uma cidade. Uma possibilidade é fazer isso em Dois Córregos, cidade do interior paulista. Antes disso, porém, será necessário aprimorar esse instrumento”, esclarece a professora Salette.
Comentários
QUERO PARTICIPAR DA DIVULGAÇÃO DO FIB
O FIB é muito importante para a sociedade planetária. Desde que tomei conhecimento, fiquei fascinada com a proposta. Inclusive estou desenvolvendo um projeto de mestrado pela UFT onde discutirei migração e felicidade em Palmas/TO.