Reitora da Chatham University, dos EUA,
visita Unicamp interessada em meio ambiente
04/06/2012 - 11:50
- Text:
- Images:
- Images Editor:
A reitora da Chatham University, Estados Unidos, Esther L. Barazzone, esteve na manhã desta segunda-feira em Campinas para um encontro com o reitor da Unicamp Fernando Costa, no Gabinete da Reitoria. Do encontro ainda participaram o pró-reitor de Pesquisa Ronaldo Aloise Pilli e as professoras Simone Vieira, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam), e Daniella Jorge de Moura, diretora associada da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri).
A visita teve como finalidade ampliar o conhecimento sobre os aspectos que unem ambas as universidades e firmar possíveis acordos sobretudo nas áreas de desenvolvimento sustentável, meio ambiente, química e engenharias. A princípio, tanto o reitor Fernando Costa como a reitora Esther manifestaram a intenção de realizar intercâmbio de professores e alunos.
As primeiras impressões sobre a Unicamp, para Esther, são a de que essa Universidade é uma instituição diferenciada, com um corpo docente qualificado e com um nível de pesquisa equivalente ao das melhores universidades dos Estados Unidos.
Esta é a primeira viagem de Esther ao Brasil, ela que é reitora em uma instituição que, quando foi criada, em 1869, nasceu com a tradição de oferecer cursos de graduação exclusivamente para mulheres, fato hoje muito comum nos Estados Unidos. A Chatham University, em Pittsburgh, conta, iniciou com 500 mulheres. “Sou reitora nessa instituição faz 20 anos”, relata.
Segundo ela, mulheres como Hillary Clinton e Madeleine Albright tiveram passagem por programas de graduação como estes. “Há um número mais expressivo de instituições com essa visão nos EUA, cujas mulheres no momento estão atuando na alta administração do país”, revela Esther.
A reitora lembra que esta é uma das maneiras de promover a educação feminina e de melhorar a igualdade de acesso. Conforme ela ainda, cada vez mais nas grandes universidades americanas há também reitoras, como são os casos da Universidade de Harvard, da Universidade da Pensilvânia e outras. Nos EUA, por lei, somente os programas de graduação de escolas particulares podem ser destinados a mulheres. Para os programas de pós-graduação, a lei obriga que eles sejam oferecidos de maneira mista.
Na agenda de Esther, está prevista uma ida ao Rio de Janeiro para participar da Conferência Rio +20, onde apresentará um trabalho e encontrará Antonio Patriota, ministro das Relações Exteriores. Lá também terá uma conversa com o representante oficial da Fulbright, comissão para intercâmbio educacional entre os Estados Unidos e o Brasil.