1º Cinfotec Unicamp é aberto com palestra
sobre direito digital no Centro de Convenções
11/06/2012 - 13:20
- Text:
- Images:
- Images Editor:
“Direito Digital” foi o tema da concorrida palestra de abertura do 1º Cinfotec Unicamp – Comunicação, Informação e Tecnologia, concedida pela advogada e especialista Patrícia Peck Pinheiro, na manhã desta segunda-feira, no Centro de Convenções. O Cinfotec tem o objetivo de reunir os profissionais que trabalham em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Universidade para que compartilhem experiências e casos de sucesso, além de oferecer oportunidades para que todos se atualizem sobre assuntos relevantes na área.
Patrícia Peck é especializada em negócios pela Harvard Business School e MBA em marketing pela Madia Markenting School, com capacitação em inteligência e contra inteligência pela Escola de Inteligência do Exército. Escreveu o livro Direito Digital e é coautora dos áudio-livros e pocket books “Direito Digital no Dia-a-Dia”, “Direito Digital nas Eleições" e "Direito Digital Corporativo", todos pela Editora Saraiva. É colunista do Conta Corrente da Globonews e articulista do Valor Econômico. Idealizou e fundou o Movimento da Criança mais Segura na Internet.
“Espero que minha palestra tenha despertado em vocês a vontade de estudar mais o que está acontecendo neste mundo digital, a conhecer melhor não as leis em vigor (a lei estática), mas as regras do jogo. Neste jogo, hoje, quase todas as instituições estão escrevendo as regras na interface gráfica. É preciso ficar atento ao que estamos barganhando quando usamos determinado serviço ou software. Na academia, por exemplo, muito se fala em colaboração, mas se não é definida a percentagem do autor e do colaborador, vai valer o meio a meio”, alertou Patrícia Peck.
Rubens Queiroz de Almeida, engenheiro do Centro de Computação da Unicamp (CCUEC) e organizador do 1º Cinfotec, afirmou que embora a Internet já tenha quase 40 anos, as questões envolvendo o direito digital são novas. “A maioria das pessoas não têm consciência dos riscos e do alcance do que está na rede. A Unicamp possui presença fortíssima na Internet, disponibilizando grande quantidade de conteúdos, mas é preciso chamar atenção de que não se trata de uma terra de ninguém.”
Segundo Queiroz, a Universidade conta com mais de 400 profissionais atuando em TIC e que encontraram espaço no Cinfotec para expor suas iniciativas na área, por meio de nove apresentações orais (cada qual de quinze minutos) e dez pôsteres instalados no saguão do Centro de Convenções. “Às vezes, o profissional tem um vizinho que encontrou uma solução para determinado problema, mas não fica sabendo. Promovemos este encontro para possibilitar a troca de ideias e, quem sabe, o compartilhamento de experiências.”
O 1º Cinfotec contou com patrocínio da Agência para Formação Profissional da Unicamp (AFPU), do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), da empresa Blackit, da Editora Novatec e do Banco do Brasil.