Compositores do Departamento de Música
apresentam concerto de formatura na FCM
14/06/2012 - 17:20
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Três jovens compositores do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp sentaram-se na plateia na quinta-feira (14), no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), para assistir atentamente à execução de seus concertos de formatura pela Orquestra de Câmara da Unicamp. A composição de uma peça inédita a ser estreada numa apresentação aberta ao público é uma das exigências aos alunos de composição da Unicamp. Mesmo tendo assinado composições para piano e clarinete e música eletroacústica, o compositor da peça Lebensformen (2012), Ricardo Lira, afirma que ter uma orquestra da Unicamp disponível para realizar o concerto de formatura é uma oportunidade única e uma experiência importante para a formação do compositor. “Durante a graduação, contamos com a colaboração de amigos instrumentistas para execução de nossas composições, mas são peças que requerem uma formação menor”, explica Lira. Lebensformen, segundo o músico, foi pensada como uma peça de formatura, mas não no sentido de conclusão de um ciclo, e sim “como ponto privilegiado de onde se pode observar certo itinerário, por vezes demasiado errante”.
“Não é sempre que se tem uma orquestra à disposição, mas quando isso acontece podemos sentir como é de verdade”, diz Lucas Zewe Uriarte, compositor da peça Ciclo das Marés (2012). Apreciador atento do movimento do mar, o musicista criou texturas que lembram o movimento das águas. Para ele, o evento na FCM foi um momento de felicidade por ser um encontro de amigos de graduação, inclusive o maestro Jorge Augusto Mendes Geraldo, hoje aluno de mestrado do programa de pós-graduação em música da Unicamp.
Aos meus amigos-cupim, uma dança (2012) é uma composição dedicada aos amigos e inspirada em um passeio pela Serra da Canastra, no qual o compositor Francisco de Oliveira surpreendeu-se com a desproporção entre o tamanho dos cupins e do cupinzeiro de 3 metros que compõem. “Foi na Serra da Canastra que tive o primeiro impulso criativo em direção a esta dança aos meus amigos-cupim”, declara. A composição de formatura capacita o aluno a lidar com o grande contingente instrumental de uma orquestra, em sua opinião. “O primeiro momento da composição é aquele em que você escreve a partitura, mas há um segundo momento, quando se vê diante dos músicos da orquestra, em que o compositor começa a lidar com a complexidade humana.”
O concerto de formatura foi dirigido pelo compositor José Augusto Mannis, professor do Departamento de Música da Unicamp. O evento compôs a série “Prata da Casa” do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (Ciddic) da Unicamp.