Infraestrutura da
UPA já está definida

14/06/2012 - 11:30

Carmen Zink Bolonhini, coordenadora da UPA

Os detalhes da infraestrutura para o recebimento dos visitantes da UPA (Unicamp de Portas Abertas) já foram acertados pela comissão organizadora do evento. São esperadas em um único dia, sábado 1º de setembro, até 40 mil pessoas, entre inscritos e acompanhantes. A maioria deve chegar à Universidade em ônibus fretados que serão conduzidos a duas entradas do campus  da Unicamp: a 1, que é próxima à Faculdade de Educação Física, e a 6, que dá acesso à rodovia Dom Pedro I e à PUC-Campinas. Antes da viagem, os motoristas receberão um mapa e serão informados dos possíveis trajetos para a chegada à Unicamp. Veja mapa

Segundo a coordenadora da UPA, Carmen Zink Bolonhini, a prefeitura do campus se reuniu com a Emdec – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, além das polícias Militar e Rodoviária e a concessionária Renovias, para definir o plano estratégico para o trânsito e o acesso ao campus. “O que nós estamos fazendo em conjunto é olhar o que houve de críticas em relação às edições anteriores e procurar tomar medidas para resolver os problemas”, afirmou.

Entre 600 e 800 ônibus devem começar a chegar a partir das 7 horas da manhã. Nas portarias, os motoristas receberão um cadastro de identificação para ser preenchido com nomes e telefones dos responsáveis para serem acionados no horário da saída do grupo, ou se houver necessidade ao longo da visita. Os ônibus também serão identificados com uma numeração e conduzidos aos bolsões de estacionamento. Haverá monitores e vigilantes na orientação dos visitantes e motoristas, assegurando a correta movimentação dentro do campus. Além do pessoal que já trabalha nos finais de semana, serão contratados aproximadamente mais 130 vigilantes.

A portaria de entrada pela Avenida Romeu Tórtima (avenida 1) estará aberta apenas para veículos de passeio. A responsável pelo expediente da prefeitura do campus, Fernanda Gagliardi Amantini, informou que a maior preocupação é com os ônibus fretados, “que são grandes e trazem um número alto de visitantes, mas nosso objetivo é que tudo dê 100% correto”. A sinalização dentro do campus também está a cargo da prefeitura e vai ser colocada em todos os pontos estratégicos.

O local de desembarque dos visitantes será o grande estacionamento que fica ao lado do Ginásio Multidisciplinar. Dali os estudantes podem seguir tanto para as unidades de ensino – todas estarão funcionando – ou para o Ciclo Básico, que abrigará as atividades da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), Faculdade de Tecnologia (FT), Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) e Colégio Técnico de Limeira (Cotil), entre outros. Destaca-se ainda a programação especial do Museu de Ciências e da Biblioteca Central "Cesar Lattes".

Uma praça de alimentação será montada para oferecer opções de comidas variadas, além das cantinas que existem no campus, e que também vão funcionar no sábado. O Restaurante Universitário (RU) estará aberto apenas para o oferecimento de lanches para quem estiver trabalhando no dia.