Jamiro Wanderley orienta para cuidados
com a saúde mental no ambiente de trabalho
18/06/2012 - 17:20
“A ansiedade é um desperdício de energia com algo que ainda não acontece.” Com essas palavras o médico Jamiro Wanderley iniciou a palestra “Ansiedade, depressão e estresse: como manter minha saúde mental no trabalho”, na qual orientou representantes de funcionários na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Unicamp a cuidarem da saúde mental no trabalho. Durante a apresentação, que abriu a 20ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da Unicamp, Wanderley mostrou que a ansiedade e o estresse podem ter origem em conflitos internos, imperceptíveis, e externos, este conscientes. “Não podemos perder muito tempo com coisas que nos angustiam”, disse. Entre muitas de suas orientações, ele recomendou atividade física, lazer e pausa. “Nem que seja de 30 segundos. É importante mudar o foco”, sugeriu, entre alguns números de mágica.
De acordo com o presidente da Cipa na Unicamp, Genésio Jatobá, durante a semana, profissionais de diferentes áreas da Unicamp participam de atividades com temas relacionados a educação socioambiental, saúde e sexualidade, riscos biológicos, drogas e segurança no trânsito.
A realização do evento é da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Cipa). Esta edição recebeu apoio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) e da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp).
Participaram da abertura do evento o diretor da João Lourenço Batistuzzo Bertim, diretor da Divisão de Segurança e Saúde Ocupacional (DSSO); Paulo César Montagner, presidente da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp); Genésio Jatobá, Márcio Luiz Simplício, presidente da Cipa na Funcamp; Akzel Osvaldo Castro, supervisor administrativo do Sesmt da Funcamp; e Antônio Alves Neto, diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU).