Uma das maiores comitivas britânicas visita
a Unicamp, com foco para as ciências médicas
19/06/2012 - 16:40
- Text:
- Images:
- Images Editor:
A qualidade do ensino na Unicamp tem atraído universidades de diversas partes do mundo, interessadas em estabelecer parcerias com a instituição. Nesta terça-feira, foi a vez de 17 universidades britânicas visitarem o campus de Campinas. A delegação veio acompanhada de uma representante do Consulado Britânico no Brasil, Vera Oliveira, assistente de indústrias criativas, bens de consumo e educação e treinamento.
O grupo participou de um encontro com o reitor Fernando Costa na sala do Conselho Universitário (Consu), de quem recebeu as boas-vindas, juntamente com o coordenador de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) Alberto Luiz Serpa. Veio com o foco prioritário de conhecer a Faculdade de Ciências Médicas (FCM), que abriga o complexo hospitalar da instituição.
Segundo Vera Oliveira, eles souberam da importância da Unicamp tanto ao indagar ao Consulado sobre as melhores universidades do país quanto pelo resultado de renomados rankings internacionais apontado-a também entre as melhores do mundo.
Durante sua apresentação sobre a Unicamp, Serpa lembrou que ela se situa numa área metropolitana composta por cerca de 20 municípios e está dentro de um pólo tecnológico de notável interesse, inclusive contando com a primeira agência de inovação dentro de uma universidade brasileira.
O reitor Fernando Costa salientou que a Universidade está aberta a projetos colaborativos, os quais devem consolidar a internacionalização da Unicamp num cenário de maior visibilidade.
Sobre a aproximação com a FCM ainda, a comitiva britânica busca estreitar relações com a Medicina sobretudo na área de pesquisas sobre diabetes e em enfermagem. Essa última área, particularmente, atinge hoje grande relevância no Reino Unido (UK).
As 17 universidades que vieram à Unicamp têm uma boa inserção mundial e muitas delas mostram certas similaridades com a Universidade de Campinas, principalmente por terem como característica serem instituições jovens e de porte equivalente. A comitiva deixa Campinas ainda nesta terça-feira, e esta foi a primeira visita coletiva à Unicamp.