CIS-Guanabara leva espetáculo
artístico e cultural ao CPQBA
20/06/2012 - 15:30
- Text:Da Redação
- Images:
- Images Editor:
O Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da Unicamp (CIS-Guanabara) promoveu no início da tarde desta quarta-feira (20) uma visita cultural ao Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). A atividade consistiu na apresentação do Coletivo Aquarela, que levou prosa, poesia e música aos professores, pesquisadores, alunos e funcionários da unidade, durante o almoço. A atividade, patrocinada pelo Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), faz parte do projeto “Nos trilhos da infância”, que tem sido promovido junto a creches de Campinas. “Esta é a primeira vez que apresentamos o show para adultos. A intenção é levá-lo a outras unidades e órgãos da Universidade”, adiantou Angela Maria Morais, coordenadora do CIS-Guanabara.
O espetáculo, que fez várias referências à cultura do Nordeste, ocorreu no refeitório do CPQBA. Durante 45 minutos, os integrantes do Coletivo Aquarela cantaram, dançaram, versaram e apresentaram cordéis. A participação do público, que começou tímida, foi ganhando intensidade com o passar do tempo. Ao final, todos estavam cantando e marcando o ritmo das músicas com palmas. “Adorei o show. Acho que esse tipo de atividade traz poesia e lirismo para o ambiente de trabalho e ajuda a promover a integração entre as pessoas”, afirmou o agrônomo Ílio Montanari Júnior, pesquisador da unidade.
De acordo com a coordenadora do CIS-Guanabara, o projeto consiste primeiro na apresentação do espetáculo. Este, além de levar cultura aos espaços da Unicamp, também pretende estimular o interesse da comunidade interna pela leitura. “O segundo passo é colocar à disposição dessas unidades os livros da nossa biblioteca. Se solicitados, nós entregamos um kit com 30 obras para que sejam emprestadas aos interessados. Depois de 30 dias, nós recolhemos os livros, para que possam ficar disponíveis para outras unidades”, explicou Angela Morais.
Presente ao evento, o pró-reitor de Extensão, João Frederico da Costa Azevedo Meyer, o Joni, foi um dos que demonstraram mais animação com o show. “Gostei muito do que eu vi e ouvi aqui hoje. Embora distanciado fisicamente do campus de Campinas, o CPQBA é uma unidade importante da Unicamp, que promove atividades de extensão associadas ao ensino e à pesquisa. Penso que foi um ótimo local para iniciarmos esta experiência artística e cultural”, disse. A unidade que quiser receber o projeto “Nos trilhos da infância” pode fazer contato pelo e-mail guanabara@reitoria.unicamp.br.