Unicamp recebe visitas da Rice University,
dos EUA, e da Griffith University, da Austrália
20/06/2012 - 15:00
- Text:
- Images:
- Images Editor:
A representante da Rice University dos EUA Erika Payán Zanetti, diretora-associada do Programa Internacional, esteve na Unicamp na manhã desta quarta-feira para conhecer melhor as instalações da instituição, os programas de ensino e as condições locais para o recebimento de alunos norte-americanos no campus de Campinas. Erika Payán foi recebida pelo professor José Pissolato Filho, diretor-associado da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) da Unicamp, na sala da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac).
A visita se prendeu ao fato de recentemente a Rice ter estabelecido um convênio de cooperação com a Unicamp que permitirá a realização de intercâmbio de alunos de graduação de ambas as partes. A Unicamp já enviou para lá seis alunos até o momento. A Rice University já é parceira da Universidade de Campinas e um dos últimos contatos pessoais foi feito no mês de maio, quando foi firmado esse convênio.
No encontro com o diretor-associado da Cori, Erika planejou a vinda dos alunos daquela instituição e, a seguir, encontrou-se com estudantes norte-americanos nas dependências da Reitoria. Segundo Pissolato, a Rice tem pouco mais de 6 mil alunos e se constitui uma das universidades mais importantes do Estado do Texas.
Novo encontro
À tarde, nova comitiva visitou a Unicamp. Pissolato reuniu-se com representantes da Griffith University, da Austrália, composta por Peter Davey, da School of Environment, UN Division for Sustainable Development; Margaret Greenway, da School of Environmental Engineering, diretora do Griffith Eco Centre, Atmospheric Environment Research Centre; e Guie X. Hartney, dirigente regional da Latin America and Australian Partnerships Griffith International.
Da parte dos dirigentes da Griffith University, que já estiveram na Unicamp no ano passado, veio a solicitação de desenvolver pesquisas conjuntas e intercâmbio de alunos e professores, desta vez com foco na pesquisa. Aquela instituição integra o grupo das oito universidades da Austrália (The Group of Eight - Go8) que possui um consórcio que soma as melhores instituições de ensino do país.