Pesquisa sobre pólipos gástricos é a mais
acessada no sistema de busca Biomedlib
25/06/2012 - 09:00
- Text:
- Images:

O artigo Gastric polyps: a retrospective analysis of 26,000 digestive endoscopies, resultado de uma pesquisa de mestrado da Unicamp desenvolvida em 2002 pelo médico Drausio Jeferson de Morais, ocupa a primeira colocação na área gástrica entre os trabalhos mais acessados no portal de buscas Biomedlib.
Drausio de Morais é médico colaborador do Gastrocentro da Unicamp e também concluiu o seu doutorado na Universidade. O sistema de busca Biomedlib tem como base os milhões de artigos que compõem a Biblioteca Nacional de Medicina da base de dados Medline. Também assinam o artigo o orientador de Drausio na época, o docente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Ademar Yamanaka; além de José Murilo Robilotta Zeitune e Nelson Adami Andreollo, também professores da FCM.
O estudo de Drausio de Morais analisou a presença de pólipos gástricos em 26 mil endoscopias digestivas realizadas durante 5 anos no Gastrocentro da Unicamp. Os pólipos gástricos são pequenas lesões gástricas, assintomáticos na maioria dos casos, que podem dar origem a tumores malignos.
A pesquisa identificou uma baixa incidência destas lesões, em torno 0,6%, enquanto que a incidência mundial chega a 2%, explicou o médico. “Na realidade não existia até então um estudo no país sobre a incidência de pólipos gástricos. A prevalência destes pólipos na nossa população é muito baixa, registrada em apenas 153 pacientes em nosso estudo. Mas o que eu acho que chamou a atenção foi a amostragem que usamos, bastante alta”, deduz. “Isso projeta e valoriza, internacionalmente, ainda mais o Gastrocentro da Unicamp, que tem uma área de endoscopia muito relevante”, completou.