OSU e Coro tornam feliz a
tarde de ilustres ouvintes
27/06/2012 - 17:40
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Os músicos da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) proporcionaram um diferencial nas tardes da pequena Natacha, de 2 anos, e de outros pacientes da Associação de Pais e Amigos da Criança com Câncer e Hemopatias (Apacc) de Campinas. Nesta quarta-feira, além de assistirem ao ensaio aberto da OSU para o concerto que acontecerá nesta quinta-feira (28), às 12h30, na Casa do Lago, as crianças e os pais tiveram a oportunidade de aprender algo mais sobre a formação de uma orquestra, especificidades dos instrumentos e os compositores cujas obras serão executadas no concerto de amanhã.
Responsável por promover esses conhecimentos novos para as crianças, o maestro Rafael Garbuio, convidado para reger o concerto de quinta-feira, disse que este tipo de atividade dá outro sentido à vida de um músico, pois tem a tarefa de apresentar-lhes o universo da música. “Gostei muito dessa experiência. E eles ficaram muito atentos, apesar de o repertório não ser tão familiar para eles. Cada vez que me voltava para falar, percebia que não perderam a atenção em nenhum momento”.
De fato, Ana Lúcia da Silva, mãe de Natacha, elogiou a atenção da filha e comentou sobre sua reação à sonoridade de músicas eruditas. “Ela gosta muito de música. E quando temos uma oportunidade de acompanhar uma atividade musical é muito bom”, declara Ana. Ela revela que, por conta do tratamento iniciado há cinco meses fora da cidade de domicílio, Tabatinga (SP), elas passam muito tempo hospedadas na Casa de Apoio e nem sempre têm tempo para assistir a um concerto de orquestra. “Hoje, ao recebermos o convite da associação, resolvemos aproveitar”, reafirma.
“A música é a expressão da alma. Ela diz direto ao coração.” Foram as palavras emitidas pela boliviana Pamela Davila, residente no Paraná, que acompanha a filha Natália em um tratamento em Campinas. Segundo Pamela, os pacientes que não são a região de Campinas passam muito tempo longe da família e atividades como a proporcionada pela OSU, com apoio do Projeto Arte do Bem, ajudam a manter a mente ocupada com outras coisas, neste caso a música.
O Projeto Arte do Bem tem como proposta promover o encontro de orquestras sinfônicas ou de violas com músicos reconhecidos no cenário nacional, como objetivo de doar 100% da verba para o Centro Infantil Boldrini, que realiza tratamento contra câncer.
Com formação em piano clássico, a assistente social da APCC Simone dos Santos aplaude a iniciativa do Arte do Bem com o Ciddic da Unicamp, pois aproxima os pacientes do universo de uma orquestra e muitas vezes essa oportunidade está distante da realidade deles. Os concertos poderiam ser oferecidos mais vezes a este tipo de público, em sua opinião, pois Simone acredita na arte como terapia. Ela informa que no Centro Infantil Boldrini, referência no tratamento de câncer infantil, os adolescentes conseguem participar de atividades de arteterapia. Já na casa de apoio, onde o público é mais flutuante, Simone afirma que o ambiente é sempre envolvido com saraus organizados por voluntários, principalmente aos sábados e aos domingos, o que mostra que, além de abrir portas para uma carreira promissora, a música também abre frestas para a dedicação ao próximo. Quem se habilita?
Serviço
Concerto: Mozart, Purcell e Haydn
Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) e Coro do Departamento de Música
Regência: Carlos Fiorini e Rafael Garbuio
Dia 28 de julho
Às 12h30
Local: Casa do Lago da Unicamp
Comentários
OSU E CORO TORNAM FELIZ
Fantástica essa iniciativa. Ações como essa funcionam como terapia e relachamento para pais e pacientes