Conselho
Universitário aprova
aquisição de
área vizinha

29/06/2012 - 09:10

Área faz divisa com campus da Unicamp

O Conselho Universitário (Consu), órgão máximo de deliberação da Unicamp, aprovou nesta quarta-feira (27) a autorização para que a Universidade encaminhe providências visando a aquisição de uma gleba de terra contigua ao campus, num total de 1,43 milhão de metros quadrados. A medida foi aprovada com 49 votos a favor, 6 contrários e 6 abstenções. 

A proposta para aquisição da área foi apresentada à Unicamp no final de maio pelo proprietário do terreno, a empresa Heliomar S.A que, após as primeiras negociações, fixou o preço em R$ 150 milhões. Trata-se de uma área que faz divisa com a face leste do campus da Unicamp, compreendendo uma faixa de terra que se estende entre o campus I da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPqD). Do lado oposto à divisa com a Unicamp, o terreno oferece ligação direta com a SP-340, que liga Campinas a Mogi-Mirim.

No dia 31 de maio, logo após ser contatada pelo proprietário da área, a Unicamp criou um Grupo de Trabalho (GT) para analisar a proposta. Em seu relatório, o GT emitiu parecer favorável à aquisição da área, alegando que o terreno “influenciará e permitirá a expansão das atividades acadêmicas da Universidade, de ensino, pesquisa e extensão, de forma organizada e planejada por um longo período”. Além disso, de acordo com o GT, a aquisição não afetará o andamento normal das atividades da Universidade e agregará um item significativo ao seu patrimônio.

O relatório com o parecer favorável do GT foi apresentado ao Consu em reunião realizada no dia 5 de junho. Naquela oportunidade, também foram detalhados a localização e a extensão do terreno, bem como a origem dos recursos disponíveis para a sua aquisição. Por sugestão da mesa diretora, porém, os conselheiros aprovaram a retirada do assunto de pauta a fim de aprofundar internamente a análise do caso. O tema voltou a apreciação do Consu na tarde desta quarta-feira (27), quando, após amplo debate, a autorização para aquisição da área foi aprovada. 

Durante a reunião que aprovou a medida, a mesa diretora reiterou que todos os procedimentos relativos ao assunto estão sendo feitos de acordo com as normas internas bem como da legislação vigente. Informou, ainda, que a proposta de aquisição foi noticiada ao Ministério Público e está sendo noticiada ao Tribunal de Contas do Estado.