Eventos na Unicamp debatem as
perspectivas do ensino de História
02/07/2012 - 17:50
- Text:Da Redação
O VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e o III Encontro Internacional de Ensino de História foram abertos oficialmente na tarde desta segunda-feira (2), no Centro de Convenções da Unicamp. Até a próxima quinta-feira (5), os participantes dos eventos debaterão e farão reflexões sobre temas voltados à melhoria do ensino de História e ao fortalecimento da figura do professor. Os encontros são uma realização do Centro de Memória da Unicamp (CMU) e Associação Brasileira do Ensino de História (ABEH), com apoio da Reitoria, Faculdade de Educação (FE), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação Pró-Memória de Indaiatuba.
De acordo com a diretora do CMU, professora Maria Carolina Bovério Galzerani, uma das coordenadoras dos eventos, os encontros reunirão os principais pesquisadores brasileiros, além de estudiosos latino-americanos. “Vamos discutir temáticas que envolvem a escolarização, mas não apenas ela. Nos próximos dias, também vamos nos debruçar sobre questões relacionadas à atuação educacional voltada para museus, arquivos e centros culturais, locais onde a historicidade e a perspectiva histórica são os motes para a produção de conhecimento”, afirmou a docente.
Ernesta Zamboni, presidente ABEH, também organizadora dos eventos, ressaltou que uma das preocupações presentes em todos os encontros é a aproximação entre a universidade e a escola básica, tendo como perspectiva a melhoria do ensino de História no país, bem como o aprofundamento da formação continuada dos professores da área.
Participaram da cerimônia de abertura, além das organizadoras, a professora Carmen Zink; representando o coordenador geral da Unicamp; Edgar De Decca; o pró-reitor de Graduação, Marcelo Knobel; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico da Costa Azevedo Meyer; o diretor da FE, Luiz Carlos de Freitas; a titular da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen), Ítala Maria Loffredo D’Ottaviano; a representante da Secretaria de Educação de Campinas, Vera Lúcia Moraes; e o superintendente da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, Carlos Nóbrega de Jesus.