Universidade de Hong Kong procura a
Unicamp para futuras colaborações

02/07/2012 - 14:20

/
Encontro com representantes chineses no Gabinete

Encontro com representantes chineses no Gabinete

Fernando Costa apresenta pontos fortes da Unicamp

Fernando Costa apresenta pontos fortes da Unicamp

Joseph Sung, reitor da CUHK, e seu assessor

Joseph Sung, reitor da CUHK, e seu assessor

O reitor da Universidade Chinesa de Hong Kong (CUHK) Joseph Sung visitou nesta segunda-feira (2) a Unicamp pela primeira vez. Veio com Clive Cheung, seu assessor. O motivo da visita foi explorar pontos comuns de interesse para futuras cooperações. O encontro aconteceu no Gabinete da Reitoria, onde o reitor da Unicamp, professor Fernando Costa, não somente deu as boas-vindas ao colega da área médica como detalhou os pontos fortes da Universidade no ensino e na pesquisa.

Joseph Sung ficou bem-impressionado com o que ouviu e expôs o interesse de conhecer melhor a Universidade, iniciando pela área de energia, a priori biocombustível. Expressou que pretende agendar com a Unicamp um workshop com especialistas em gastroenterologia, em particular de endoscopia. Ele ainda interessa-se também pelo intercâmbio de alunos, professores e faculdades.

Após o encontro na Reitoria, Joseph Sung acompanhou o gastrocirurgião Nelson Adami Andreollo ao Gastrocentro, para reconhecimento do local.

De acordo com o professor Maurício Serra, assessor da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori), firmar um convênio com uma universidade da China pode ser interessante por vários motivos, pelo fato de ser um país estrategicamente relevante para a economia mundial, para os negócios e por integrar o grupo do Brics, juntamente com o Brasil. "Buscar uma aproximação entre instituições de dois países emergentes somente poderá trazer benefícios para ambos", imagina.

A CUHK foi fundada em 1963. Sua missão consiste em combinar tradição com modernidade e reunir a China e o Ocidente. São mais de 5 mil funcionários, 11 mil alunos na graduação e 10.000 na pós‐graduação. Destes, cerca de 2.500 são provenientes de 45 países estrangeiros. A universidade tem investido na educação de seus alunos, focando-se no conhecimento especializado e na sabedoria para a vida. A CUHK tem mais de 300 programas de graduação e pós‐graduação. Ela integra o grupo das 50 principais universidades do mundo com menos de 50 anos segundo ranking feito pela empresa Quacquarelli Symonds, o qual a Unicamp também compõe.