Fórum debate a importância
da prática da ginástica geral
05/07/2012 - 14:40
- Text:
- Images:
- Images Editor:
A Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp e o Serviço Social do Comércio (Sesc) promoverão até o próximo sábado (7) o VI Fórum Internacional de Ginástica Geral. A abertura do evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (5), nas dependências do Sesc-Campinas. O Fórum tem como principais objetivos criar um espaço de informação, capacitação e discussão sobre a ginástica geral, divulgar pesquisas e trabalhos realizados na área e abrir possibilidades de disseminação dessa prática no âmbito escolar, comunitário e universitário.
Participaram da cerimônia de abertura o diretor Regional do Sesc-SP, Danilo Santos de Miranda; o vice-presidente da International Sport and Culture Association (ISCA), apoiadora do evento, Herbert Hartmann; e o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário da Unicamp, Roberto Rodrigues Paes, que representou o reitor Fernando Ferreira Costa. Todos destacaram em suas falas a importância do esporte e da atividade física como elementos promotores do bem-estar, da saúde e da cidadania. Os discursos foram acompanhados por integrantes das delegações de ginastas.
De acordo com o professor da FEF e um dos organizadores do Fórum, Marco Antônio Bortoleto, este é o maior evento na área da ginástica na América Latina. “Ao longo dos últimos 12 anos, nós conseguimos atrair a atenção tanto do cenário nacional quanto do internacional para as pesquisas e reflexões que fazemos em torno da ginástica geral. Com isso, evidenciamos a Unicamp como uma das protagonistas nos estudos em torno dessa temática”, afirmou.
Bortoleto destaca que o Fórum contará com a participação de palestrantes e convidados do mundo inteiro. “Estamos recebendo 81 ginastas de fora do Brasil e 16 palestrantes também estrangeiros. O mais interessante disso é que os participantes buscam o evento para apresentar seus estudos. Nesta edição, contaremos com a apresentação de 160 trabalhos científicos no formato de pôsteres”, informa. Até o sábado, também serão realizadas conferências, mesas-redondas, cursos, além de três festivais de ginástica, cada um com a presença de 25 grupos.
“Teremos, ainda, exposições de fotos e vídeos, bem como apresentações artísticas em diversos momentos”, completa o docente da FEF. As atividades, que estarão todas concentradas nas dependências do Sesc-Campinas, são abertas ao público. A programação completa pode ser conferida neste link.