Representantes dos EUA
e Japão visitam a Unicamp

12/07/2012 - 16:40

/
Fernando Costa recebe representantes dos EUA

Fernando Costa recebe representantes dos EUA

Edgar De Decca em encontro com japoneses

Edgar De Decca em encontro com japoneses

Duas missões internacionais visitaram nesta quinta-feira (12) a Unicamp com o objetivo de estreitar relações com vistas a futuras colaborações científicas e acadêmicas com a Universidade. Pela manhã, o Conselheiro para Imprensa, Educação e Cultura e o Especialista em Assuntos Culturais da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, John Matel e Marcos Hirata, respectivamente, foram recepcionados pelo reitor Fernando Ferreira Costa. À tarde, o vice-reitor da Universidade de Tóquio, Yoichiro Matsumoto, e 1ª Secretária da Embaixada do Japão no país, Mutsuko Inoue, foram recebidos pelo coordenador-geral da Unicamp, Edgar Salvadori De Decca.

Nos dois encontros, o tema principal foi a intensificação das cooperações entre a Unicamp e as universidades dos EUA e Japão. A John Matel, Fernando Costa afirmou que a Unicamp tem todo o interesse em estabelecer novas parcerias com as instituições norte-americanas, em diversas áreas do conhecimento. O diplomata respondeu dizendo que a recíproca é verdadeira, e que tem crescido em seu país o interesse dos estudantes de graduação e pós-graduação em cumprir parte da formação no Brasil. Ele também elogiou o programa Brasil sem Fronteiras, cujo objetivo é promover a internacionalização da ciência brasileira, enviando estudantes ao exterior.

Na segunda reunião, Edgar De Decca foi informado pelos visitantes estrangeiros que o Japão não somente tem interesse em aprofundar as relações científicas e acadêmicas com o Brasil, e com a Unicamp em especial, como vai participar de forma expressiva do Ciência sem Fronteiras. Sessenta universidades japonesas oferecerão aproximadamente mil vagas para que estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação, inclusive pós-doutorado, cumpram estágio em seus laboratórios.

As inscrições deverão ocorrer entre agosto e outubro e a seleção, entre novembro e dezembro. “Em agosto, uma comitiva formada por dirigentes de diversas universidades japonesas virão visitar a Unicamp. Nosso desejo é que esses encontros possibilitem a definição de novas colaborações entre os dois países”, afirmou De Decca. O pró-reitor de Graduação, Marcelo Knobel; o assessor para Projetos de Internacionalização, Leandro Tessler; a assessora da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori), Anne Héléne Fostier; o coordenador adjunto da Cori, José Pissolato Filho; e a coordenadora associada do Ciência sem Fronteiras na Unicamp, Angela Maria Moraes, também participaram das reuniões.