3º Festival Internacional Carlos
Gomes começa no dia 21

13/07/2012 - 17:50

/
Orquestra em edição anterior

Orquestra em edição anterior

Flashes do Festigomes

Flashes do Festigomes

Flashes do Festigomes

Flashes do Festigomes

Flashes de Festigomes

Flashes de Festigomes

Instrumentistas de diferentes gerações, formações e origens encontram-se no 3º Festival Internacional Carlos Gomes (Festigomes), que vai de 21 a 29 de julho, em Campinas (SP). Estão programados quase 30 concertos e recitais, divididos entre Unicamp, Sesc Campinas, Teatro de Arena do Centro de Convivência Cultural e outros palcos alternativos; além de jam sessions e apresentações de soul, jazz e música instrumental brasileira na Casa São Jorge, em Barão Geraldo – Distrito de Campinas. Toda a programação é aberta ao público e tem entrada franca – exceto na Casa São Jorge.

Tendo como tema o conceito de “Incidental”, a terceira edição traz atrações como a Banda Mantiqueira – fundada em São Paulo, pelo clarinetista, saxofonista, compositor e arranjador Nailor Azevedo (o Proveta); as sinfônicas de Campinas e da Unicamp; a Filarmônica Popular de Campinas; as bandas Carlos Gomes (Campinas) e professor Gunars Tiss (Nova Odessa) e os conjuntos Euphonium, Mettalumfonia, Quintal Brasileiro, Janice Pezoa Trio, Big Band Na Gaveta, Quarteto Porto dos Casais, além de dezenas de solistas nacionais e internacionais.

Com foco na formação de público e no intercâmbio entre músicos profissionais e amadores, a terceira edição do Festigomes promove também oficinas – ainda há vagas para tuba, fagote, oboé, sax e baixo – com solistas convidados do Brasil, Argentina, Uruguai, México, Estados Unidos, Portugal, França, Espanha, Itália e Inglaterra. As aulas e alojamentos serão nas dependências do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp.

Com apoio da Funarte e realização da Zada Produções, Unicamp e Sesc Campinas, o 3º Festigomes vem difundir a música instrumental de qualidade internacional a partir do interior de São Paulo.