3º Festival Internacional Carlos
Gomes começa no dia 21
13/07/2012 - 17:50
- Text:
- Images:Divulgação
- Images Editor:
Instrumentistas de diferentes gerações, formações e origens encontram-se no 3º Festival Internacional Carlos Gomes (Festigomes), que vai de 21 a 29 de julho, em Campinas (SP). Estão programados quase 30 concertos e recitais, divididos entre Unicamp, Sesc Campinas, Teatro de Arena do Centro de Convivência Cultural e outros palcos alternativos; além de jam sessions e apresentações de soul, jazz e música instrumental brasileira na Casa São Jorge, em Barão Geraldo – Distrito de Campinas. Toda a programação é aberta ao público e tem entrada franca – exceto na Casa São Jorge.
Tendo como tema o conceito de “Incidental”, a terceira edição traz atrações como a Banda Mantiqueira – fundada em São Paulo, pelo clarinetista, saxofonista, compositor e arranjador Nailor Azevedo (o Proveta); as sinfônicas de Campinas e da Unicamp; a Filarmônica Popular de Campinas; as bandas Carlos Gomes (Campinas) e professor Gunars Tiss (Nova Odessa) e os conjuntos Euphonium, Mettalumfonia, Quintal Brasileiro, Janice Pezoa Trio, Big Band Na Gaveta, Quarteto Porto dos Casais, além de dezenas de solistas nacionais e internacionais.
Com foco na formação de público e no intercâmbio entre músicos profissionais e amadores, a terceira edição do Festigomes promove também oficinas – ainda há vagas para tuba, fagote, oboé, sax e baixo – com solistas convidados do Brasil, Argentina, Uruguai, México, Estados Unidos, Portugal, França, Espanha, Itália e Inglaterra. As aulas e alojamentos serão nas dependências do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp.
Com apoio da Funarte e realização da Zada Produções, Unicamp e Sesc Campinas, o 3º Festigomes vem difundir a música instrumental de qualidade internacional a partir do interior de São Paulo.