Georgia State University se impressiona com produtividade da Unicamp e busca parcerias

13/07/2012 - 15:00

Encontro entre Unicamp e Georgia

O Instituto de Artes (IA), através do Departamento de Música da Unicamp, atraiu a atenção da Georgia State University, Estados Unidos (EUA), que enviou ao campus de Campinas alguns dirigentes para buscar possibilidades de cooperação. Risa Palm e Jun Liu, gestores na instituição norte-americana, foram recebidos na Reitoria na manhã dessa sexta-feira (13) pelo pró-reitor de Pesquisa, Ronaldo Pilli, e pelo diretor adjunto da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori), José Pissolato Filho. A visita se prolongou e a delegação foi conhecer o trabalho do IA, local onde se encontraram com os docentes da casa, os professores Adriana Giarola, Ricardo Goldemberg e Mauricy Martin.

De acordo com Pissolato, os visitantes se mostraram entusiasmados com os números da produtividade da Unicamp e já planejam uma nova vinda à instituição em um workshop envolvendo áreas estratégicas da Universidade. "Eles também pretendem firmar colaborações com as áreas de Ciências da Computação e de Linguística numa próxima etapa", diz.

Um dos pontos salientes da formação acadêmica da Georgia State University é o treinamento em língua inglesa, sobretudo na modalidade a distância. O pró-reitor de Pesquisa da Unicamp foi convidado a retribuir visita em breve exatamente para participar de um encontro no qual se debaterá amplamente o ensino a distância, foco de interesse da Unicamp.

A Georgia State University fica localizada no centro de Atlanta, EUA. É a segunda maior universidade do Estado e uma das mais antigas, fundada em 1913. Possui 52 programas de graduação e de pós-graduação, com mais de 250 habilitações. São mais de 30 mil alunos ao todo, provenientes de 50 Estados e de 160 países. Trata-se de uma das quatro universidades de pesquisa do Sistema de Universidades da Geórgia. 

Interesse
Nos últimos meses, a Cori quadruplicou o número de visitas de delegações estrangeiras à Unicamp. Em fevereiro, recepcionou pelo menos 22 delegações. Nesta semana, também estiveram na Universidade duas delegações internacionais: uma enviada pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e outra pela Universidade de Tóquio.