'Zíper'
canta no
Mapa
Cultural
Paulista

18/07/2012 - 16:30

/
Ensaio do coro Zíper na Boca

Ensaio do coro Zíper na Boca

Ensaio do Coro Zíper na Boca

Ensaio do Coro Zíper na Boca

Ensaio do Coro Zíper na Boca

Ensaio do Coro Zíper na Boca

O Coral da Unicamp Zíper na Boca está afinado para a apresentação na fase final do Mapa Cultural Paulista 2011/2012, domingo (22), no auditório da Faculdade Paulus de Tecnologia e Informação, em São Paulo, às 18 horas. Selecionado para representar a região de Campinas nesta edição, o grupo apresentará a música Progressio, composição de Adoniran Barbosa, um dos ícones do samba paulista, na opinião da maestrina Vivian Nogueira. Com arranjo feito pela própria regente, a música do cronista da terra da garoa será a faixa dedicada ao Zíper no CD do Mapa Cultural 2011/2012. As apresentações da fase final do Mapa acontecem sábado e domingo, no mesmo local e horário.

Além da obra de Adoniran, o Zíper entoa, individualmente, uma peça de Osvaldo Costa de Lacerda (1927-2011), homenageado dessa edição do programa. Ao final do concerto, os coros se reúnem para executar a obra Provérbios, de Lacerda. Para Vivian, a homenagem ao compositor é justa pelo acervo deixado por ele tanto em termos de composições como pelo material produzido para teoria e educação militar. Seu livro Teoria Elementar é um dos mais utilizados em ensino de teoria musical. “Ele tinha muita preocupação com a questão da teoria e educação musical”, acrescenta Vivian.

Para a maestrina, o coro tem muitas razões para comemorar a participação na fase final e no CD. A primeira delas é a oportunidade de representar a região de Campinas, importante para o Estado de São Paulo. Outra é a fase de circulação, que permite aos grupos levar o trabalho realizado regionalmente para outras cidades do Estado de São Paulo. Ela enfatiza também a oportunidade de aproximar as obras de compositores paulistas do público, já que uma das exigências é a execução de obras de músicos nascidos em São Paulo. “A tradição é difundir o repertório de autores cariocas, mas temos grandes compositores em São Paulo que também precisam ser divulgados”, diz Vivian.

O projeto Mapa Cultural Paulista, produzido pela Organização Social Abaçaí Cultura e Arte com apoio da Globo SP, selecionou 17 grupo de Canto Coral nas fases municipal e regional. Além dessas datas, todos os grupos participantes se apresentam em três municípios do Estado no mês de agosto.  

O projeto faz um mapeamento da produção cultural realizada em 13 regiões administrativas do Estado, representadas nesta modalidade pelos municípios de Araçatuba, Botucatu, Paraguaçu Paulista, Dracena, Franca, Ribeirão Preto, Votuporanga, Itapeva, Mogi das Cruzes, São Carlos, Cubatão, Campinas, Piracicaba, Itapevi, São José dos Campos, Alumínio e Miracatu.