Reitor Fernando Costa recepciona
representantes da Universidade de Talca

19/07/2012 - 14:50

/
Diretores da Utalca com o reitor Fernando Costa

Diretores da Utalca com o reitor Fernando Costa

Enviados canadenses durante encontro

Enviados canadenses durante encontro

Após participação na 1ª Escola "Zeferino Vaz" de Educação Superior (eZVes) na manhã desta quinta-feira (19), o dirigente da Universidade de Talca (Utalca), do Chile, Álvaro Rojas Marín, foi recepcionado pelo reitor da Unicamp, Fernando Ferreira Costa. Em seguida, Álvaro Marin foi conhecer o campus da Universidade em Barão Geraldo. Também se envolveram no encontro os diretores da Instituição chilena, Pablo Villalobos e Iván Palomo.  

Na ocasião, o  coordenador de Relações Institucionais e Internacionais da Unicamp, Alberto Luiz Serpa, explicou os objetivos da visita: “Nós já temos um convênio amplo firmado com a Universidade de Talca. A ideia do encontro foi discutir projetos específicos de pesquisa e também para a mobilidade de pesquisadores e estudantes”, esclareceu.

Fundada em 1981, após a fusão dos antigos edifícios da Universidade do Chile e da Universidade Técnica do Estado (UTE), a Universidade de Talca tem se transformado gradualmente em uma referência nacional no ensino superior do país, informou o reitor, Álvaro Marín.

Sua sede está localizada na cidade de Talca, na região de Maule. A instituição possui quatro campi localizados nas cidades de Talca, Curicó, Santa Cruz e Santiago. A Utalca conta com cerca de sete mil alunos, cujos estudos se distribuem nas áreas de ciências, artes, letras e inovação tecnológica.

Universidade de Simon Fraser
Na última terça-feira (17), enviados da Universidade de Simon Fraser, instituição pública canadense, também estiveram na Unicamp. Os professores Brian Mario Pinto e Nimal Rajapakse foram recepcionados pelos pró-reitores de Graduação, Marcelo Knobel, e de Pós-Graduação, Euclides de Mesquita Neto. Também participaram o titular da Cordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori), Alberto Luiz Serpa e o assessor Eduardo Miranda.