Cemarx realiza VII Colóquio
Internacional Marx Engels
24/07/2012 - 15:10
- Text:Da Redação
- Images:
- Images Editor:
Uma palestra ministrada pelo professor João Quartim de Moraes abriu na manhã desta terça-feira (24) o VII Colóquio Internacional Marx Engels, organizado pelo Centro de Estudos Marxistas (Cemarx), ligado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. O evento, que prosseguirá até a sexta-feira (27), reúne 240 trabalhos completos, além de pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação vindos de diversas universidades do Brasil e do exterior. “Estamos reunindo especialistas de diversas áreas das ciências humanas, o que comprova a importância do evento dentro do cenário brasileiro”, afirmou o diretor do Cemarx e um dos organizadores do colóquio, professor Armando Boito Jr.
Durante a fala de Quartim de Moraes, bem como de outros participantes do colóquio, foi destacado o “renascimento” do pensamento marxista. Armando Boito Jr. concorda com a afirmação. De acordo com ele, esse processo de renascimento da teoria marxista cumpriu duas fases. “A primeira se situou fundamentalmente no campo das ideias. Isso ocorreu a partir do final da década de 1990, mais especificamente 1998, quando foram organizados eventos políticos e culturais em todo o mundo para comemorar os 150 anos do Manifesto do Partido Comunista. De lá para cá, foram criados centenas de centros de estudos marxistas em universidades da Europa, Estados Unidos e América Latina. Entretanto, a iniciativa ficou restrita à disputa de ideias e fortemente situada na academia”.
A segunda fase, acrescenta o docente da Unicamp, teve início com a forte crise do capitalismo, deflagrada em 2008. “Países como Espanha, Itália, Grécia, Irlanda, os mais afetados pela crise, registraram o ressurgimento de organizações e partidos que têm o marxismo como inspiração ou orientação e que defendem, a partir dessa teoria, um programa socialista. Então, penso que há, sim, um renascimento, embora diversas correntes tenham declarado, de forma equivocada, a morte do marxismo em quatro ou cinco oportunidades”, analisa. A programação do VII Colóquio Internacional Marx Engels pode ser conferida neste endereço.