
Na próxima sexta-feira (27), acontece a cerimônia de premiação do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica, competição de modelo de negócios idealizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp. Os finalistas foram divulgados pelo portal da Unicamp no último dia 20. Nesta semana, as equipes se preparam para apresentarem suas tecnologias e respectivos potenciais de mercado à banca avaliadora, composta por docentes e autoridades da Unicamp, bem como representantes das empresas P&G, Embraer, Natura, Inova Ventures Participações S/A e EDTI, patrocinadoras da competição.
“Neste ano, o Desafio Unicamp contou com 50 equipes inscritas, das quais apenas seis chegaram à grande final. Todas as selecionadas superaram as expectativas da organização e são merecedoras de uma posição de destaque”, afirma Patricia Magalhães de Toledo, diretora de propriedade intelectual e transferência de tecnologia da Agência de Inovação Inova Unicamp.
Confira a seguir mais informações sobre as seis equipes finalistas e as peculiaridades das tecnologias selecionadas:
Drexler
Formada pelos estudantes Gabriela Zopolato, Joaquim de Oliveira Neto, João Costa Lucas Breda Teixeira e Murilo Bellatini, da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, a equipe escolheu a tecnologia “Processo de Clarificação e Enriquecimento de Óleo Cítrico”, proveniente da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp. A Drexler teve como mentor empresarial o empreendedor Luiz Pianowski, fundador da empresa Kyolab. Já a mentora acadêmica foi a doutoranda da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, Rafaela Rocha. “Durante os últimos meses, trabalhamos para formar uma equipe, pesquisar tecnologias e avaliá-las, além de estudar o mercado, levantar custos e receitas. Ao perceber a inviabilidade da primeira tecnologia selecionada, trocamos por uma nova patente e foi com muito empenho que conseguimos chegar à final. Com o Desafio, passamos a enxergar que empreender é possível; não basta querer, é preciso fazer”, afirma o integrante Lucas Teixeira.
Emmett Brown
Essa equipe é formada pelos integrantes Caê Castelli e Guilherme Mariottini Alves, da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp; Felipe Garcia, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp; e Marina Sodini, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp. A tecnologia escolhida aborda a área de máquinas e equipamentos e se intitula “Sistema Híbrido de Armazenamento de Energia Elétrica”, proveniente da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp.
De acordo com os integrantes, a equipe se motivou a participar do Desafio Unicamp pela oportunidade de aprender sobre a criação de novos negócios na área de tecnologia, complementando a formação acadêmica. “Percebemos que o Desafio era uma oportunidade de integrar o conhecimento produzido na universidade com aplicações úteis para a sociedade”, afirmou Fellipe Garcia.
Ao longo do Desafio Unicamp, a Emmett Brown contou com o auxílio do mentor empresarial Igor Santiago, empreendedor e fundador da I-Systems. Já o professor José Antenor Pomílio, da Faculdade de Engenharia Elétrica da Unicamp, concedeu o auxílio acadêmico à equipe, já que é o co-autor da patente.
Gloriosos
A equipe é formada pelos alunos Diego de Araújo, da Faculdade de Engenharia Agronômica, da UFSCar; Thierry Cintra Marcondes, da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp; Wellington de Souza Filho, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp; Willian Humberto de Souza, da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp. A tecnologia escolhida para análise no Desafio Unicamp foi “Sensor Ultra Sensível para Detecção de Combustíveis Adulterados”, proveniente do Instituto de Física da Unicamp. O empreendedor Alexandre Neves – atual presidente do grupo Unicamp Ventures e fundador da Kaizen – auxiliou a equipe no que tange os assuntos mercadológicos. Para a área acadêmica, a equipe contou com o auxílio do doutorando da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, Edgar Leonardo Martinez Arias. De acordo com William Souza, a competição permitiu a ampliação de networking, o que auxiliou na elaboração do modelo de negócios. “Por possuir um integrante de cada área, a equipe Gloriosos é multidisciplinar e esse é o nosso diferencial. Cada integrante soube compartilhar uma ideia diferente e enxergamos uma grande oportunidade no Desafio Unicamp”, afirma.
GR2
A equipe, composta pelos alunos Luiz Eduardo Bento Ribeiro, Heilordt Henao Roa, Vitor Garcia, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp, selecionou a tecnologia “Sistema de Chaveamento Magnético”, que envolve a área de máquinas e equipamentos e é proveniente da Faculdade de Educação Física da Unicamp. De acordo com Luiz Ribeiro, a equipe escolheu uma patente que envolvesse seus conhecimentos prévios para facilitar no desenvolvimento do plano de negócios. “Ao longo da competição, aprendemos bastante com as palestras e mentorias e procuramos aproveitar cada oportunidade que o Desafio nos proporcionou. Nosso objetivo é montar uma empresa que ligue a universidade com as necessidades da sociedade”, afirma o estudante.
A GR2 teve como mentor empresarial o empreendedor e fundador da KNBS, Carlos Alberto Fróes. O auxílio sobre o entendimento da patente foi concedido pelo professor José Irineu Gorla, co-inventor da tecnologia da Faculdade de Educação Física da Unicamp.
Itaipu
A equipe Itaipu é formada pelos alunos Eduardo Sulinski de Campos Madeira e Ricardo Campos de Oliveira Machado, do Instituto de Biologia da Unicamp, e Erik Reis Rabelo Ferreira, da Faculdade de Engenharia Ambiental da PUC-Campinas. A tecnologia escolhida pela equipe foi “Produção Biotecnológica de Hexanoato de Etila”, proveniente da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp. Taíla Lemos – empreendedora associada do Campinas Startups e fundadora da Gentros – foi a mentora empresarial da equipe. Já a co-autora da patente, Daniele Souza de Carvalho, auxiliou os integrantes no âmbito acadêmico. De acordo com Eduardo Madeira, o envolvimento da Itaipu com o Desafio Unicamp se iniciou por meio da palestra de lançamento, que ocorreu no contexto disciplina de empreendedorismo "Propriedade Intelectual, Inovação e Empreendedorismo: temas contemporâneos" – AM037. “A partir de então, vislumbramos no Desafio uma oportunidade única: a patente a ser trabalhada, unidade fundamental para a estruturação do plano de negócios, e a possibilidade de realizar contatos e adquirir conhecimentos a respeito das estratégias empresariais”, afirma o integrante.
Phenix
Os alunos Andressa Costa Barbosa, Débora Dezotti Camargo e Wesley Francisco Lino Jardim, da Faculdade de Farmácia da Unicamp, compõem essa equipe, que selecionou a patente “Processos de Estabilização de Bioaromas por Encapsulação em Ciclodextrinas e em Lipossomas”, proveniente da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp. O empreendedor Marcos Ferretti, fundador da PST Positron, auxiliou-os com as dúvidas empresariais da tecnologia. A Phenix conta com a co-autora da patente, Maria Helena Andrade Santana, como mentora acadêmica. A tecnologia envolve as áreas química, de saúde humana e bem estar. Segundo Andressa Barbosa, o Desafio Unicamp permitiu contato com diferentes profissionais empreendedores e mudou a visão da equipe sobre empreendedorismo. “Essa oportunidade nos ensinou a como trabalhar bem em equipe, aproveitando as qualidades de cada um e contornando os nossos defeitos”, ressalta.
A final do Desafio Unicamp 2012 acontece nesta sexta-feira (27), das 10h às 13h, na Sala do Conselho Universitário da Unicamp. O evento é restrito a convidados e o resultado da cerimônia final será publicado no portal da Unicamp.