Prêmio Fundação Bunge anuncia contemplados do ano
Malaquias Batista Filho e José Francisco Soares são os contemplados deste ano com o Prêmio Fundação Bunge nas áreas de Segurança Alimentar e Nutricional e Avaliação Educacional, respectivamente. Na categoria “Juventude” a agraciada em Segurança Alimentar e Nutricional foi Fernanda Abadio e em Avaliação Educacional a contemplada é Débora Jeffrey.
O anúncio dos agraciados foi feito hoje, 27 de julho, logo após a reunião do Grande Júri, colegiado formado por representantes de entidades científicas e reitores das principais universidades brasileiras, realizada tradicionalmente no Tribunal de Justiça de São Paulo.
O Prêmio foi criado há 57 anos para incentivar a inovação nas diversas áreas do conhecimento, que se alternam a cada edição. A categoria “Vida e Obra” reconhece o trabalho de um pesquisador, cujos projetos desenvolvidos representam um patrimônio importante para o país. Já a categoria “Juventude” destaca um profissional de até 35 anos, cujo trabalho represente um novo paradigma em sua área.
A cerimônia de premiação será realizada em 02 outubro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Os agraciados receberão R$ 135 mil cada um (categoria Vida e Obra) e R$ 50 mil (categoria Juventude), além de diplomas e medalhas.
Seminário
No dia 1º de outubro será realizado Seminário Internacional sobre os temas de premiação deste ano, em parceria com a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Em breve a programação e as inscrições, que serão gratuitas, estarão abertas pelo site da Fundação Bunge e da Fapesp.
Saiba mais sobre os contemplados 2012:
Segurança Alimentar e Nutricional
Malaquias Batista Filho– Vida e Obra
O paraibano, de São Sebastião do Umbuzeiro, Malaquias Batista Filho é formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (1961), especializado em Nutrição em Saúde Pública pelo Instituto de Nutrição, da Universidade Federal de Pernambuco (1965) e doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1976). Suas pesquisas estão centradas em temas relacionados à Epidemiologia da Nutrição, com destaque para o estudo das deficiências nutricionais no Nordeste brasileiro, especialmente sobre segurança alimentar e nutricional de conglomerados urbanos e rurais. Seus achados científicos culminaram em decisões políticas no âmbito dos Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate a Fome que foram incorporadas na proposta atual da política nacional de alimentação e nutrição. Professor Malaquias foi o responsável pela criação de um modelo para avaliação rápida da situação nutricional de crianças e mães, aplicado em municípios de dez Estados brasileiros. Sua trajetória profissional inclui ainda consultoria para a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - FAO, Organização Mundial da Saúde - OMS e para o Fundo das Nações Unidas para a infância -UNICEF, além de docência na Universidade Federal de Pernambuco, onde coordenou os cursos de Nutrição em Saúde Pública para médicos e implantou a Unidade de Campo de Ribeirão, sendo o responsável pelo Centro de Educação e Recuperação Nutricional. Em 2008 recebeu o título de Professor Emérito da Universidade Federal de Pernambuco. O pesquisador possui diversificada obra científica: publicou 148 artigos, 24 livros e 36 capítulos de livro. Também participou na formação de recursos humanos, com orientação de 38 mestres e 15 doutores. Atualmente é docente do mestrado em saúde materno infantil, do Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira, bolsista 1A do CNPq e membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar - CONSEA.
Fernanda Abadio Finco - Juventude
Fernanda Dias Bartolomeu Abadio Finco, 34 anos, carioca, é bacharel em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003) e doutora pela Universidade de Hohenheim/Alemanha com tese intitulada “Realçando as características de saúde em alimentos tradicionais brasileiros: Uma abordagem em Segurança Alimentar e Nutricional” (2012). Foi membro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Tocantins (2004-2007) e participou de conferências, no Brasil e no exterior, sobre o tema. Desde 2003 é professora da Universidade Federal do Tocantins, onde fundou, em 2006, o Laboratório de Segurança Alimentar e Nutricional -LabSAN, que coordena até hoje. Seu trabalho abrange diferentes dimensões da Nutrição e traz a temática da utilização de alimentos tradicionais dentro de um contexto holístico e interdisciplinar. Os resultados observados em seus estudos ajudam na promoção do consumo de alimentos regionais tradicionais, e ao mesmo tempo, valorizam estes alimentos dentro de um contexto social, econômico e de saúde. Ainda, por envolver comunidades rurais, as pesquisas são desenvolvidas de forma realística e em sintonia com as demandas da sociedade, podendo ser inclusive reproduzidas em outras regiões e países. No momento, Fernanda coordena o Projeto Eco-Nutrição em parceria com a Universidade de Hohenheim, da Alemanha, com financiamento da CAPES/DAAD/GIZ.
Avaliação Educacional
José Francisco Soares– Vida e Obra
Referência na área de pesquisa e avaliação de sistemas educacionais, José Francisco Soares, mineiro de 60 anos, graduou-se em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1973), é mestre em Estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (1977), obteve título de doutorado em Estatística pela University of Wisconsin – Madison, EUA (1981) e de pós-doutorados em Probabilidade e Estatística, pela University of Waterloo, Canadá (1992), e em Educação, pela University of Michigan Ann Arbor, EUA (2003). Sua atuação está centrada nas áreas de Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais e Políticas Educacionais, com ênfase em medidas de resultados educacionais e cálculo nas escolas de ensino básico brasileiras. Entre suas contribuições destaca-se a utilização da avaliação no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem e redução de desigualdades. José Francisco também tem colaborado com a capacitação de novos doutores e mestres e a produção brasileira sobre o tema da educação, com 38 artigos e sete livros. Sua atuação já lhe rendeu diversos prêmios e títulos como a Medalha Santos Dumont, Grau Ouro, do Governo do Estado de Minas Gerais. Atualmente é professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais, membro do Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, membro do Conselho Técnico do Instituto Nacional para la Evaluación de la Educación, INEE, do México e do Conselho de Governança do Movimento Todos pela Educação.
Débora Jeffrey – Juventude
Débora Cristina Jeffrey nasceu em Campinas, São Paulo, em 1977. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado em Educação também pela Universidade Estadual de Campinas (2001), especialização em Gestão Escolar pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Trata-se de pesquisadora promissora na área, já apresentando produção bibliográfica significativa e projetos de pesquisa voltados à análise da realidade da educação nas escolas das redes públicas. Atua principalmente nas áreas de Políticas Educacionais, Avaliação de Sistemas Educativos, Gestão Educacional e Educação de Jovens e Adultos. Entre seus principais projetos de pesquisa estão: “O regime de progressão continuada na rede estadual de São Paulo: trajetória e efeito” e “Diagnóstico da qualidade de ensino na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso”, com o qual vem trabalhando no momento. Débora é professora doutora da Universidade Estadual de Campinas, na Faculdade de Educação e Chefe do Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais, da mesma universidade.
Para mais informações sobre o Prêmio Fundação Bunge acesse: www.fundacaobunge.org.br/projetos/premio-fundacao-bunge
Comentários
Os comentários divulgados no site da Fundação Bunge são de responsabilidade dos usuários e não refletem os valores da Fundação Bunge.
Enviado em 30/07/12 às 15h58
Antonio Carlos de Oliveira
aco@unicamp.br
A professora doutora Débora Jeffrey, merece o respeito da comunidade universitária da Universidade Estadual de Campinas, pelo brilhantismo em seus trabalhos acadêmicos e pela sua ética profissional na sua função de docente. Parabéns.
Enviado em 27/08/12 às 18h31
Magno Meirelles Ribeiro
magno@usa.com
Muito louvável esta homenagem ao professor José Francisco Soares. O premio representa um reconhecimento à excelência do seu trabalho na área de avaliação educacional.
Enviado em 28/09/12 às 16h58
Ismael Bravo
ibravo@terra.com.br
Discorrer sobre a competência da Débora é querer muito, seus atos por si já demonstram o seu valor e brilho. Justa a premiação, o tempo dirá a todos a sua importância para educação brasileira.
Envie seu comentário