Alunos recebem informações sobre
atividades em 6º Encontro PAD/PED
30/07/2012 - 16:50
- Text:
- Images:
- Images Editor:

Alunos selecionados para os programas PAD e PED deste segundo semestre tiveram a tarde desta segunda-feira (30) para treinamento dentro do 6º Encontro de Alunos do Programa de Apoio Didático e do Programa de Estágio Docente. Durante toda a tarde, no Centro de Convenções da Unicamp, acompanharam testemunho de experiências de participantes das edições anteriores, receberam preparação para o exercício de suas atividades dentro dos programas e tiraram dúvidas com os pró-reitores de pós-graduação, graduação e pesquisa da Universidade.
Durante a abertura do encontro, o pró-reitor de graduação, Marcelo Knobel, esclareceu que a universidade tem formado 400 alunos de graduação e 600 de pós dentro dos programas por semestre. Ele enfatizou que ao demonstrar as iniciativas em eventos que participa pelo mundo, constata que suas dimensões são peculiares e acabam por inspirar outras instituições.
De acordo com o pró-reitor de pós-graduação Euclides Mesquita Neto, o programa PED iniciou em 2004 com 880 participantes e hoje agrupa 1.770 alunos por ano. Para ele, o programa é oportunidade de o pós-graduando da Unicamp ter, durante sua formação, a experiência do outro lado da sala de aula. Segundo Euclides, entre os participantes deste semestre, 420 são voluntários. “Eles têm reconhecimento de que a participação no programa deve contribuir para a formação deles”, acrescentou Mesquita Neto.
O pró-reitor de pesquisa Ronaldo Pilli pontuou que, apesar de a pró-reitoria que coordena não se envolver diretamente com os programas, a formação de alunos de graduação e pós-graduação de qualidade influencia na pesquisa. “Não se faz pesquisa sem estudantes de pós e de graduação.” Para ele, o sucesso da Unicamp está na bem-sucedida associação entre ensino e pesquisa.
Quando os programas foram criados, a administração já sabia que seria uma iniciativa acertada da Unicamp, segundo o reitor Fernando Costa, que já atuava na administração na época. As atividades que exercem durante os estágios são importantes para sua atuação, seja na carreira acadêmica quanto em outras atividades a serem desenvolvidas em sua área de formação.