O exemplo de sucesso
do jornaleiro autodidata
30/07/2012 - 16:00
- Text:
- Images:
- Images Editor:
A história de vida surpreendente e a carreira de sucesso do jornaleiro nordestino Jussier Ramalho foi o ápice da abertura da 15ª edição da Semana de Engenharia Química (SEQ) da Unicamp. Jussier Ramalho possui apenas a 4ª série do ensino fundamental, mas se diz “mestre em simplicidade e determinação, doutor no sorriso ‘quinze para as três’ e PHD em simpatia”. Autor do best-seller Você É Sua Melhor Marca, Ramalho falou sobre empreendedorismo aos cerca de 300 alunos reunidos na manhã desta segunda-feira (30) no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Dono de uma banca de jornais e revistas em Natal (RN), o autor integra o livro How to Hire & Develop Your Next Top Performer (Editora Caliper), como um dos 20 melhores vendedores do mundo.
“Hoje é importante você se posicionar no mercado de trabalho, na prateleira do mundo corporativo, não como um produto em promoção, do tipo compre 4 e leve 10. Mas sim como um produto raro. Tudo que é raro é caro, valioso. Eu quero mostrar aos estudantes reunidos aqui a importância de construir a marca. Por exemplo, eu abri uma banca de revistas e jornais em Natal. Nesta área, há uma concorrência muito grande, mas eu mudei a forma de vender. Eu não vendo revistas, vendo informações culturais e de entretenimento. Comecei a construir uma marca, mostrando que vender revista não é só ‘trocar’ revista por dinheiro. É atender às necessidades de informações culturais de cada pessoa. Com isso, comecei a me colocar no mercado, vestindo-me diferente, tendo uma abordagem diferente para os clientes. E isso trouxe muita repercussão. As pessoas, uma a uma, começaram a divulgar meu trabalho, que é o marketing viral como vocês conhecem aqui”, conta Jussier, que atualmente investe no ramo imobiliário.
Ele lembra que aos 8 anos de idade teve que deixar os estudos porque sua mãe não tinha dinheiro para pagar o ônibus para levá-lo de casa, na periferia da cidade, para a escola. “Mas eu lia muito. Já nesta idade eu ia às mercearias e pegava os jornais antigos usados para enrolar sabão e ficava lendo em casa. Eu me tornei uma pessoa autodidata”, recorda-se. Aos futuros empreendedores ele ensina: “Uma coisa que poucos empresários brasileiros costumam fazer é ouvir as reclamações dos clientes. Hoje, eu faço de 20 a 21 palestras por mês. E observo muito que o empresário fica chateado quando um cliente reclama. E, muito pelo contrário, quando um cliente reclama o empresário teria que dar graças a Deus e dizer: ‘esse cliente está reclamando e me dando um feedback. Ele está me dizendo que quer continuar comprando, só que ele quer que eu me adapte às necessidades dele’”.
Programação vai até 3 de agosto
Realizada na Unicamp há 15 anos, a Semana de Engenharia Química (SEQ) prossegue com programação diversificada até o dia 3 de agosto. Pela primeira vez, cerca de 70 estudantes de outras instituições de ensino superior do país participam desta edição.
Nos últimos anos o evento tem adotado um enfoque social e sustentável, conta a aluna da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) Karina Caetano Prado, uma das coordenadoras da SEQ. “Como aconteceu ano passado, nós vamos compensar 100% das emissões de CO2 provenientes dos gastos com a infraestrutura para o evento, por meio do Programa Evento Neutro. Além disso, um percentual do dinheiro arrecadado com as inscrições será revertido em produtos que serão doados a uma instituição beneficente de Campinas”, revela.
A 15ª SEQ é organizada pela equipe do Projeto e Pesquisa em Engenharia Química (Propeq), Centro Acadêmico da Faculdade de Engenharia Química (Caef) e Associação Atlética Acadêmica da Faculdade de Engenharia Química (AAAFEQ). Durante toda a semana o evento contará com diversos conteúdos relacionados à engenharia química e sustentabilidade, como palestras, cursos e visitas técnicas. No dia 31 de julho, a partir das 20 horas, no auditório da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), Rafael Régis Somera, empresário e palestrante, falará sobre vendas e marketing pessoal. Na noite do dia 2 de agosto ocorrerá, a partir das 20 horas, no auditório da FCM, um talk-show com José Júnior, fundador da ONG AfroReggae e apresentador do programa de TV por assinatura "Conexões Urbanas". A jornalista Carolina Rodrigues, da CBN Campinas, também participará.
Na manhã de sexta-feira (3), a partir das 9h30, a palestra de encerramento do evento será dada por Mario Sergio Cortella, mestre e doutor em Educação pela PUC-SP, escritor de diversos livros como “Liderança em foco”, “Não nascemos prontos!” e “Qual é a tua obra?” A programação completa está disponível no site www.seq.com.br. Outras informações pelos telefones 19-3521-3979 ou 3521-0357, e-mail: gabriel.granzotto@gmail.com.