Programa Mexa-se

 


mais



[15/10/2014] O Programa Mexa-se Unicamp realizou no dia 15 de outubro o IV Fórum de “Atividade Física e esporte na promoção da saúde” no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O evento começou às 9h e se estendeu até às 17h com palestras sobre saúde e qualidade de vida.

O evento integra a II Semana de Atividade Física na Universidade, que começou nesta segunda feira (13) e se encerra no dia 17 com aferição da Pressão Arterial, do Índice de Massa Corportal (IMC) e da Relação Cintura-Quadril (RCQ) na Tenda II, perto da AFPU; e com Ginástica Geral na Praça da Paz.

A abertura do evento contou com a presença do Prof. Dr. Álvaro Penteado Crósta, Coordenador Geral da Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU); do Prof. Dr. Paulo Cesar Montagner, Chefe de Gabinete; do Prof. Dr. Miguel de Arruda, diretor da Faculdade de Educação Física (FEF); da Dr. Patrícia Asfora Falabella Leme, coordenadora do Cecom, do Edison Cardoso Lins, coordenador do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), além da participação dos organizadores do evento, Prof. Dr. Carlos Zamai e Dr. Cláudia Maria Peres, coordenadores do Mexa-se.

Álvaro Penteado parabenizou a Programa e elogiou o Cecom pela iniciativa de focar em programas, como o Mexa-se, que cuidam da prevenção de problemas de saúde. O coordenador da CGU pontuou que o Mexa-se é importante, pois além de da promoção da saúde, ele promove o convívio entre os funcionários da Unicamp e a formação de estudantes.

O Mexa-se foi instalado na Unicamp em 2004 por iniciativa da Prof. Dr. Antonia Dalla Pria Bankoff, que participou da palestra “Impacto da Atividade Física na Saúde da População” junto com o Prof. Dr. Tales de Carvalho logo após da mesa de abertura, e hoje já atendeu mais de 67 mil pessoas.

Para a Dr. Patrícia Asfora Falabella Leme, o Mexa-se carrega a missão que a Universidade tem de cuidar da saúde da comunidade que a frequenta, mas mais do que isso promover a saúde. “Promover a saúde significa capacitar a sociedade para atuar na melhoria da própria qualidade de vida”, afirma.

Nessa linha, o coordenador do GGBS, Edison Cardoso Lins, defende que o Mexa-se mostra como a Unicamp dialoga com a comunidade externa e valoriza a construção da qualidade de vida.

Paulo Cesar Montagner fez um retrospecto da prática da atividade física no país. Segundo o Chefe de Gabinete, o reconhecimento da importância social e econômica do esporte é muito recente e a Unicamp se mostra como pioneira, pois existe um esforço na história da Universidade para construir um programa social de atividade física.

 

 

  • Sobre o Mexa-se

    O programa é desenvolvido pela Faculdade de Educação Física (FEF) e o Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), com apoio do GGBS.

    Para quem ainda não conhece, trata-se de um programa cuja missão é estimular o desenvolvimento de hábitos para uma vida saudável através do exercício físico.

    Ele é destinado a toda comunidade da Unicamp através de aulas gratuitas, normalmente realizadas na Estação das Bandeiras, ao lado da praça da paz.

 

 

 


Notícias anteriores

 

mais

mais

mais