Começa o 16º Congresso Mundial de Ciência
e Tecnologia de Alimentos em Foz do Iguaçu

03/08/2012 - 08:20

Símbolo do IUFosT 2012

Começa neste domingo e vai até 9 de agosto o 16º Congresso Mundial de Ciência e Tecnologia de Alimentos, o IUFoST 2012, que está trazendo mais de 3 mil pessoas para a cidade de Foz do Iguaçu (PR), sendo grande parte de estrangeiros. O evento é promovido pela International Union of Food Science and Technology e tem a presidência da professora Gláucia Maria Pastore, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp. Ele acontece no Rafain Palace Hotel & Convention Center.

O objetivo do IUFoST 2012 é apresentar os últimos sucessos e desafios do uso da ciência e tecnologia em diferentes aspectos da segurança de alimentos e benefícios à saúde e ao bem-estar das pessoas. A programação científica foi elaborada pela professora Délia Amaya, também da FEA, que buscou em diversos países as maiores autoridades na investigação sobre alimentos. “No mundo inteiro existe grande preocupação em obter alimentos que não tragam riscos à saúde do ponto de vista químico, microbiológico e toxicológico, e que sejam nutritivos”, afirma Gláucia Pastore.

É nesse sentido que o professor Mário Maróstica, do Departamento de Alimentos e Nutrição (Depan) da Unicamp, vai demonstrar como a casca de jabuticaba, fruta tipicamente brasileira, pode ajudar no combate ao colesterol e diabetes. “A casca de jabuticaba suplementada por 30 dias na dieta de animais reduziu em 50% o colesterol ruim e em 30% os radicais livres em seu sangue. Em outra pesquisa, ela foi capaz de aumentar o colesterol bom dos animais obesos, oferecendo capacidade de reversão da resistência à insulina”, informa o pesquisador, acrescentando que os animais eram saudáveis e receberam de 1% a 2% de casca de jabuticaba na dieta.

Já o professor Marcelo Cristianini, do Departamento de Tecnologia de Alimentos, vai apresentar duas tecnologias emergentes, a alta pressão isostática e a homogeneização a alta pressão, aplicadas no processamento de alimentos para garantir a estabilidade microbiológica dos mesmos, mantendo preservadas as características sensoriais e nutricionais. “Apesar de as duas tecnologias utilizarem altas pressões, o processo isostático se baseia nas alterações promovidas no alimento durante a pressurização (em função das pressões, tempo e temperaturas aplicadas). Por outro lado, a homogeneização se baseia nas alterações promovidas pela queda abrupta de pressão, com consequente aumento do atrito, cisalhamento e cavitação do alimento processado”, explica o pesquisador.

Cristianini acrescenta que, além da inativação microbiológica, ambos os processos se destacam por seus efeitos sobre constituintes de alimentos, especialmente proteínas e polissacarídeos. “Eles são capazes de melhorar propriedades funcionais como aeração, capacidade emulsificante e de retenção de água. Por isso, as duas tecnologias emergentes de alta pressão são promissoras para aplicações industriais visando à melhoria de alimentos já disponíveis no mercado, bem como ao desenvolvimento de novos produtos.”

Nesta edição do Congresso Mundial serão abordados temas como alimentos funcionais, novas técnicas de processamento, órgãos regulatórios e os novos alimentos frente à legislação mundial e importância da qualidade nutricional dos alimentos. Haverá sessões de discussão sobre a formação de recursos humanos na área de alimentos, tanto em nível de graduação e de pós-graduação. E, além da esfera científica, será promovida uma grande feira para lançamento de produtos, processos em ciência e tecnologia de alimentos e ingredientes.

A organização do IUFoST 2012 recebeu 2.840 resumos sobre as mais recentes pesquisas na área, que foram submetidos para apresentação oral ou em forma de pôsteres. Predominaram os trabalhos em processamento de alimentos (493), seguidos pelos de análise de alimentos (458), compostos bioativos e alimentos funcionais (362) e engenharia de alimentos (250). Como era esperado, o maior número de trabalhos veio do Brasil (1835), mas foi expressiva a participação de pesquisadores da China (80), Coreia do Sul (79), Chile (69), Colômbia (56), Argentina (40) e Estados Unidos (40).

Mais informações na página do evento: https://www.iufost.org.br/