Pesquisa sobre mecanismos da obesidade
e câncer ganha Prêmio Octavio Frias

06/08/2012 - 10:00

José Barreto Carvalheira, na Faculdade de Ciências Médicas venceu a categoria Pesquisa em Oncologia

Estudo coordenado pelo grupo do professor José Barreto Campello Carvalheira, na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, venceu a categoria Pesquisa em Oncologia, do Prêmio Octavio Frias de Oliveira. É o segundo ano consecutivo no qual a equipe da Unicamp leva a premiação, uma iniciativa do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira), em parceria com o Grupo Folha.

O estudo decifrou um dos mecanismos da obesidade no desenvolvimento do câncer colorretal, doença que afeta 30 mil brasileiros por ano, causando 8.000 mortes. A láurea leva o nome do publisher da Folha, morto em 2007 e que completaria cem anos ontem (05/08). Ele será homenageado hoje na entrega dos prêmios, no Icesp.

A pesquisa demonstrou que a combinação de medicamentos utilizados no controle do diabetes e no combate ao câncer pode apresentar resultados bastante promissores. Os experimentos em cultura de células e em animais apontam para uma redução da massa tumoral e potencialização do efeito de alguns quimioterápicos contra a sua proliferação, praticamente zerando o crescimento.

Mais sobre a pesquisa.