Bibliotecária
desenvolve
projeto de
iluminação solar
para AEL
14/08/2012 - 15:00
- Text:
- Images:
- Images Editor:
A luz do sol deve garantir a iluminação noturna. Pelo menos é assim que pensa a bibliotecária Maria Aparecida Remédio, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Inspirada em projetos destinados a garantir luz com economia de energia, ela desenvolveu, ao lado de profissionais da Coordenadoria de Projetos (Ceproj) e da Divisão de Manutenção da Unicamp, um projeto de iluminação externa para o Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) a partir de energia solar.
Companheira de arquitetos e funcionários da área de manutenção desde a idealização do novo edifício do AEL, Maria Aparecida preocupava-se com a falta de claridade ao redor do prédio, mas não dispunha de recursos para instalações elétricas. Com um valor restante das obras da sede do arquivo, adquiriu lâmpadas LED e seis postes com sistema microcontrolado para carregar e descarregar bateria e tornou, assim, a permanência e a circulação pelo AEL mais segura no período noturno. De acordo com Maria Aparecida, o sistema já resistiu a três dias de chuva, o que garante que a iniciativa foi bem-sucedida.
Aparecida explica que quando exposto à luz, o painel solar (poste) gera eletricidade e esta é armazenada em bateria especial. A energia acumulada permite que o sistema ilumine durante toda a noite.
Os primeiros agradecimentos pelo jardim iluminado do AEL partiram dos funcionários que fazem a segurança do prédio à noite. “Eles se manifestaram dizendo que ficou melhor com as lâmpadas LED, pois a área externa era muito escura”.
As instalações fazem parte de um projeto de jardinagem da edificação também desenvolvido por ela. De acordo com a pesquisadora, assim como as plantas escolhidas para o jardim, o sistema de energia não interfere no projeto urbanístico, ainda em execução.
Apesar da grande preocupação com questões de sustentabilidade e qualidade de vida, Maria Aparecida declara que não possui formação técnica e, por este motivo, trabalha com parceiros da engenharia, arquitetura e da área de manutenção. “Sou curiosa e busco resultado para tudo que planejo, mas sempre na companhia de outros profissionais que possam dar suporte técnico aos projetos.”
Quando o sol vai atender o outro lado do mundo, Maria Aparecida tem um quintal iluminado do lado de cá. As lâmpadas de LED, segundo a pesquisadora, têm garantido uma noite segura também em sua casa. “Aprendi com meu avô. Morávamos numa fazenda e não faltava luz, pois ele garantia energia com água de moinho”, afirma Aparecida.
Comentários
Iluminação do AEL
Parabéns, Maria. Ficou mesmo muito bonito.
Obrigada por embelezar e trazer segurança ao AEL.
Elaine M. Zanatta
Diretora Técnica de Serviço do AEL
IFCH UNICAMP
Parabéns! Só podia ser você!
Esta é a Maria Remédio que conheço: sempre curiosa, pronta para aprender, desenvolver novos projetos e aplicar o conhecimento.
A Universidade só tem a ganhar com profissionais como você!
Grande Abraço.
Regiane Melo
CLE - Centro de Lógica
CUMPRIMENTOS
Nininha parabéns pela sua brilhante ideia. Você sempre foi uma batalhadora, incentivadora e interessada em aprender e ensinar a todos, sendo uma pessoa muito interessa no conhecimento.
Que Deus te proteja sempre.
Abraço,
Amigo Osmarzinho
parabéns
Maria, achei linda sua iniciativa! Parabéns! abração
BIBLIO IDÉIAS....
Quem pensa que bibliotecário só encontra e guarda livro, precisa conhecer melhor nosso trabalho.
Parabéns pela iniciativa, é sempre bom ver bibliotecários desenvolvendo projetos que englobem outras questões alem de nossa área de atuação.
E pensar que, uma idéia tão simples, numa universidade tão grande e dinâmica... já poderia ser praticada por todo o campus!
aí sim!!!
Parabéns a todos pelo projeto e a Maria Remédio, por ter tido a aportunidade de coloca-lo em prática no AEL.
Parabéns
Parabéns, Maria Remédios, espero que a Universidade de valor as pessoas, que trabalham com o que amam e ainda pensam e encontram soluções para problemas comuns a comunidade da Unicamp.
Mônica Nascimento
Responsável pela Biblioteca do NUDECRI /CEDU -Centro de Documentação Urbana
Minha admiração...
Maria, tudo muito belo e útil que é mais importante.
O céu é o seu limite tenho certeza...kkk
Por favor, permita que se faça um clone de você e venha trabalhar conosco no Arquivo Municipal...
Um abraço e felicidades sempre.
Maria Aparecida,
Maria Aparecida,
Parabéns pela ideia e iniciativa iluminadas!
Maria, achei excelente sua
Maria, achei excelente sua idéia! Parabéns pela iniciativa e por sua colaboração constante. Um grande abraço.
Viviane - IFCH
Páginas