Bibliotecária
desenvolve
projeto de
iluminação solar
para AEL

14/08/2012 - 15:00

/
AEL iluminado por energia solar

AEL iluminado por energia solar

Lâmpadas LED no AEL

Lâmpadas LED no AEL

Maria Aparecida: sustentabilidade

Maria Aparecida: sustentabilidade

A luz do sol deve garantir a iluminação noturna. Pelo menos é assim que pensa a bibliotecária Maria Aparecida Remédio, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Inspirada em projetos destinados a garantir luz com economia de energia, ela desenvolveu, ao lado de profissionais da Coordenadoria de Projetos (Ceproj) e da Divisão de Manutenção da Unicamp, um projeto de iluminação externa para o Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) a partir de energia solar.

Companheira de arquitetos e funcionários da área de manutenção desde a idealização do novo edifício do AEL, Maria Aparecida preocupava-se com a falta de claridade ao redor do prédio, mas não dispunha de recursos para instalações elétricas. Com um valor restante das obras da sede do arquivo, adquiriu lâmpadas LED e seis postes com sistema microcontrolado para carregar e descarregar bateria e tornou, assim, a permanência e a circulação pelo AEL mais segura no período noturno. De acordo com Maria Aparecida, o sistema já resistiu a três dias de chuva, o que garante que a iniciativa foi bem-sucedida.

Aparecida explica que quando exposto à luz, o painel solar (poste) gera eletricidade e esta é armazenada em bateria especial. A energia acumulada permite que o sistema ilumine durante toda a noite.

Os primeiros agradecimentos pelo jardim iluminado do AEL partiram dos funcionários que fazem a segurança do prédio à noite.  “Eles se manifestaram dizendo que ficou melhor com as lâmpadas LED, pois a área externa era muito escura”.

As instalações fazem parte de um projeto de jardinagem da edificação também desenvolvido por ela. De acordo com a pesquisadora, assim como as plantas escolhidas para o jardim, o sistema de energia não interfere no projeto urbanístico, ainda em execução.

Apesar da grande preocupação com questões de sustentabilidade e qualidade de vida, Maria Aparecida declara que não possui formação técnica e, por este motivo, trabalha com parceiros da engenharia, arquitetura e da área de manutenção. “Sou curiosa e busco resultado para tudo que planejo, mas sempre na companhia de outros profissionais que possam dar suporte técnico aos projetos.”

Quando o sol vai atender o outro lado do mundo, Maria Aparecida tem um quintal iluminado do lado de cá. As lâmpadas de LED, segundo a pesquisadora, têm garantido uma noite segura também em sua casa. “Aprendi com meu avô. Morávamos numa fazenda e não faltava luz, pois ele garantia energia com água de moinho”, afirma Aparecida.

Comentários

Parabéns, Maria. Ficou mesmo muito bonito.

Obrigada por embelezar e trazer segurança ao AEL.

Elaine M. Zanatta
Diretora Técnica de Serviço do AEL
IFCH UNICAMP

Email: 
elazanat@unicamp.br

Esta é a Maria Remédio que conheço: sempre curiosa, pronta para aprender, desenvolver novos projetos e aplicar o conhecimento.
A Universidade só tem a ganhar com profissionais como você!

Grande Abraço.

Regiane Melo
CLE - Centro de Lógica

Email: 
regianem@unicamp.br

Nininha parabéns pela sua brilhante ideia. Você sempre foi uma batalhadora, incentivadora e interessada em aprender e ensinar a todos, sendo uma pessoa muito interessa no conhecimento.

Que Deus te proteja sempre.
Abraço,
Amigo Osmarzinho

Maria, achei linda sua iniciativa! Parabéns! abração

Email: 
mafagu@iar.unicamp.br

Quem pensa que bibliotecário só encontra e guarda livro, precisa conhecer melhor nosso trabalho.

Parabéns pela iniciativa, é sempre bom ver bibliotecários desenvolvendo projetos que englobem outras questões alem de nossa área de atuação.

E pensar que, uma idéia tão simples, numa universidade tão grande e dinâmica... já poderia ser praticada por todo o campus!

Email: 
negreti@unicamp.br

Parabéns a todos pelo projeto e a Maria Remédio, por ter tido a aportunidade de coloca-lo em prática no AEL.

Email: 
arj@unicamp.br

Parabéns, Maria Remédios, espero que a Universidade de valor as pessoas, que trabalham com o que amam e ainda pensam e encontram soluções para problemas comuns a comunidade da Unicamp.

Mônica Nascimento
Responsável pela Biblioteca do NUDECRI /CEDU -Centro de Documentação Urbana

Email: 
cedulabe@unicamp.br

Maria, tudo muito belo e útil que é mais importante.
O céu é o seu limite tenho certeza...kkk
Por favor, permita que se faça um clone de você e venha trabalhar conosco no Arquivo Municipal...

Um abraço e felicidades sempre.

Email: 
regina.joselita@campinas.sp.gov.br

Maria Aparecida,

Parabéns pela ideia e iniciativa iluminadas!

Email: 
analuiza_562@yahoo.com.br

Maria, achei excelente sua idéia! Parabéns pela iniciativa e por sua colaboração constante. Um grande abraço.
Viviane - IFCH

Email: 
vivianen@unicamp.br

Páginas