Fernando Rossetti considera que
estudar é tarefa para toda a vida
16/08/2012 - 08:50
- Text:Da Redação
- Images:
- Images Editor:

Ex-aluno de Ciências Sociais da Unicamp e atual secretário-geral do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), Fernando Rossetti participou no final da tarde desta quarta-feira (15) do projeto Trajetórias, que traz personalidades de renome para compartilhar suas histórias e experiências com integrantes da comunidade acadêmica. Ao público que compareceu a uma das salas do Ciclo Básico, Rossetti avisou que tinha duas notícias, uma boa e outra má. “A boa é que o curso de graduação que vocês estão fazendo não determinará necessariamente a carreira que vocês vão adotar. A má é que vocês vão ter que estudar para o resto da vida”.
Durante uma hora, Rossetti contou que cumpriu um percurso profissional muito diferente do percorrido pela geração dos seus pais ou avôs. Ele disse ter sido professor de inglês, jornalista, consultor e dirigente de ONG antes de chegar ao cargo que ocupa atualmente. “Olhando para trás, eu percebo que cada experiência profissional contribuiu para que eu chegasse à posição em que estou hoje”. Atualmente, a rede dirigida por ele conta com 140 associados, que investem anualmente cerca de R$ 2 bilhões na área social.
Rossetti destacou que nos Estados Unidos é comum as pessoas trocarem três ou quatro vezes de carreira, como ele fez. “Pessoalmente, penso que as pessoas não deveriam se tornar especialistas de forma muito rápida. Gosto da ideia de uma formação mais ampla numa etapa inicial, para somente depois haver a especialização. Nesse sentido, escrever bem é fundamental para qualquer profissional hoje em dia, independente da sua área de atuação. No meu caso específico, a capacidade de comunicação que adquiri como repórter da Folha de São Paulo e como professor funcionou como âncora da minha vida profissional”, disse.
O projeto Trajetórias é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Unicamp. O objetivo é fomentar, por meio dos depoimentos dos convidados, um diálogo franco e motivador com a comunidade interna. As palestras são gravadas e depois disponibilizadas na página da PRG.