Unicamp recebe duas
delegações dos EUA

17/08/2012 - 17:10

/
Reunião com comitiva de Nova York

Reunião com comitiva de Nova York

Estudantes brasileiros e norte-americanos

Estudantes brasileiros e norte-americanos

Duas delegações dos Estados Unidos estiveram visitando a Unicamp nesta sexta-feira (17). Pela manhã, um grupo formado por professores e 21 estudantes de pós-graduação em Ensino Superior da Universidade de Nova York foi recebido pelo reitor Fernando Ferreira Costa, dirigentes e docentes da Universidade. O principal tema do encontro foram os programas criados pela Unicamp voltados à ação afirmativa. À tarde, foi a vez de uma comitiva organizada pelo Consulado norte-americano em São Paulo ser recebida pelos representantes da instituição. Na pauta da reunião, assuntos ligados ao desenvolvimento sustentável e inovação.

As duas atividades foram realizadas na Sala do Conselho Universitário (Consu). Pela manhã, o reitor Fernando Costa fez uma breve apresentação da Unicamp aos visitantes, destacando os principais indicadores da instituição. Em seguida, o pró-reitor de Graduação, professor Marcelo Knobel, falou aos presentes sobre o conceito e os primeiros resultados obtidos com o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), que oferece 120 vagas de graduação aos melhores estudantes egressos das escolas públicas de ensino médio de Campinas, selecionados a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Knobel destacou o caráter inovador do programa e informou aos visitantes que os estudantes matriculados no ProFIS fazem um curso de ampla formação geral durante dois anos, com perspectivas de seguirem uma carreira específica posteriormente. O pró-reitor de Graduação assinalou, ainda, que o desempenho desses estudantes tem sido muito bom. Curiosos, os alunos da Universidade de Nova York fizeram uma série de perguntas aos dirigentes e professores da Unicamp.

Eles quiseram saber, por exemplo, se os matriculados no ProFIS contam com algum tipo de subsídio para se manter na Universidade. Knobel esclareceu que a instituição oferece diversos tipos de apoio aos alunos, que vão da concessão de bolsas para transporte e alimentação até atendimento psicológico. Depois do encontro no Consu, os estudantes norte-americanos se encontraram com os colegas do ProFIS, quando tiveram a oportunidade de esclarecer outras dúvidas e trocar experiências.

À tarde, a comitiva organizada pelo Consulado dos Estados Unidos em São Paulo também foi recepcionada pelo reitor Fernando Costa, dirigentes e docentes da Unicamp. O foco da reunião foram as pesquisas e tecnologias desenvolvidas pela Universidade principalmente nas áreas de desenvolvimento sustentável e inovação. Outro tema discutido foi a questão do ambiente urbano, com vistas à criação de cidades inteligentes. Os diretores da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e do Instituto de Geociências, Sérgio Salles Filho e Silvia Figuerôa, respectivamente, falaram sobre os estudos desenvolvidos no âmbito das duas unidades, com destaque para a atuação do Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (Geopi), que trabalha nos campos do planejamento e da gestão da ciência, tecnologia e inovação (CT&I). O objetivo da reunião foi estreitar o diálogo entre as partes, com vistas a futuras parcerias e cooperações.