Japão, Austrália e Reino Unido enviam
representantes à Unicamp para cooperação

22/08/2012 - 11:20

/
Reunião com representantes japoneses

Reunião com representantes japoneses

Jodie Richter, da Universidade de Queensland

Jodie Richter, da Universidade de Queensland

Representante do Reino Unido em reunião

Representante do Reino Unido em reunião

Representantes de universidades e instituições ligadas ao ensino superior do Japão, Austrália e Reino Unido visitaram a Unicamp na terça-feira (21) para tratarem de possibilidades de cooperação.

O diretor do escritório de educação superior Tomohiro Yamano, do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão e a primeira secretária da Embaixada do Japão no Brasil, Mutsuko Inoue, foram recebidos pelo reitor Fernando Costa, no Gabinete, logo no início da tarde. Também participaram o coordenador adjunto da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) José Pissolato Filho, o professor Celso Morooka, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e o assessor da Pró-reitoria de Pesquisa (PRP) Mário Fernando de Góes.

Na reunião, Yamano e Inoue falaram sobre os planos do Japão para receber cerca de 1.300 estudantes no programa “Ciência Sem Fronteiras”, com aulas em inglês nas universidades daquele país já a partir do ano que vem. Um evento é realizado na quarta-feira (22) em São Paulo para apresentar as universidades japonesas aos estudantes do Brasil.

O reitor Fernando Costa reafirmou a intenção de ampliar a cooperação com as universidades japonesas ressaltando, porém, que também é intenção da Unicamp receber estudantes de outros países.

Em outra reunião, o professor e assessor da Cori, Maurício Aguiar Serra, recepcionou a representante da Universidade de Queensland, na Austrália, Jodie Richter. De acordo com Serra, existe um acordo de cooperação com a universidade australiana que poderá ser ampliado. “Já temos uma parceria junto ao Instituto de Biologia [IB]. A reunião tratou da possibilidade de um aditivo ao contrato que possibilite receber mais alunos e ampliar as áreas de pesquisa em conjunto”.

A Universidade de St. Andrews, do Reino Unido, foi a terceira instituição a enviar representante para uma visita à Unicamp na terça-feira. Huon Wardle, do Centro de Estudos do Caribe, América Latina e Ameríndia foi recebido na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) pelos professores Pissolato, Serra e também pela diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Nádia Farage.