Evento promove reflexão sobre
a importância da fotografia
23/08/2012 - 14:20
- Text:Da Redação
- Images:
- Images Editor:
A fotografia esteve no centro das reflexões de especialistas das áreas das humanidades que participaram, durante esta quinta-feira (23), de mais uma edição dos Fóruns Permanentes Arte, Cultura e Educação. O evento, realizado no Centro de Convenções, foi organizado pelo Centro de Memória da Unicamp (CMU). O objetivo foi aprofundar o debate acerca da importância da fotografia como documento/monumento.
O evento foi dividido em duas mesas-redondas, que discutiram as seguintes temáticas: Fotografia como fonte de pesquisa nas ciências humanas e A Fotografia nas Instituições-Memória. De acordo com a diretora do CMU, professora Maria Carolina Bovério Galzerani, reflexões como estas são muito importantes, principalmente no momento atual, marcado pela instabilidade das imagens.
Nas palavras da docente, trata-se de um instante no qual, muitas vezes, as pessoas se reportam às memórias com tamanha ansiedade que não conseguem obter efeitos de sentido mais afirmadores da sua própria humanidade. “Quando nos aproximamos da fotografia como memória, nós potencializamos efeitos de produção de conhecimento capazes de trazer relações entre vida e morte, fixidez e instabilidade e possibilidade de memória e esquecimento”, afirmou.
Ainda segundo Maria Carolina, "nós vivemos atualmente na sociedade do espetáculo, na qual a força do visual é muito grande". “Então, temos uma oportunidade fundamental para nos firmamos na relação com pequenos fragmentos memorialísticos e fotográficos, de modo a relacionar os significados da nossa vida no presente com outras camadas de tempo. Isso nos fortalece em termos de pertencimento em relação à vida”, analisou. O acervo do CMU conta com cerca de 80 mil imagens produzidas no decorrer dos séculos XIX e XX.
Os Fóruns Permanentes são uma iniciativa da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), que tem por objetivo propiciar o intercâmbio de experiências e pesquisas feitas por profissionais e estudantes da Unicamp e profissionais de outras instituições da sociedade. Os eventos são transmitidos via web e os slides, resumos ou textos estão sendo organizados em uma biblioteca virtual.