SAE inicia
segunda
fase do
Estante
Literária

31/08/2012 - 09:40

Estante Literária

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) iniciou, a partir de agosto, a segunda fase de aperfeiçoamento do site do projeto Estante Literária. O projeto é voltado aos alunos da Unicamp e tem o objetivo de incentivar a leitura, atuando como um importante suplemento cultural. Pioneiro nas universidades brasileiras, o Estante Literária organiza espaços que possibilitem o compartilhamento de leituras de obras literárias de vários gêneros, indicação de leituras preferidas, além da troca de livros entre estudantes da Unicamp.

Em sua segunda fase, o site deverá ganhar novos complementos, como notícias sobre literatura, indicações de especialistas, sorteio de livros entre os inscritos, integração com o Facebook, além de novas funções que o tornarão mais dinâmico e interativo. Segundo o coordenador do SAE, Leandro Medrano, atualmente o programa conta com mais de 700 inscritos e aproximadamente 1,2 mil obras resenhadas ou cadastradas pelos alunos. 

O site foi lançado em março de 2012 com o objetivo incentivar a leitura entre os estudantes de graduação. A ideia é selecionar os dez melhores leitores da Universidade, que serão premiados ao final de cada ano. O primeiro colocado ganhará uma viagem para as feiras internacionais do livro, como as de Guadalajara, Frankfurt ou Paris. Os demais classificados receberão vale-livros. Segundo Medrano, é importante não apenas incentivar, mas também reconhecer os alunos que lêem boa literatura.

A ideia do projeto é estimular a leitura dos estudantes para além das disciplinas que estão cursando. “Uma leitura mais diversificada, com obras da literatura nacional e mundial, certamente contribui para uma formação mais abrangente”, diz o pró-reitor de Graduação, Marcelo Knobel. 

Para participar, basta aos interessados se cadastrarem no site, onde cada um pode constituir a sua própria estante literária numa plataforma virtual. Nela, os participantes deverão relacionar os livros que leram ou estão lendo, no período de janeiro a dezembro, acompanhados ou não de uma resenha crítica.

Caberá a uma comissão julgadora escolher os dez estudantes que serão premiados. O critério para a premiação não estará relacionado à quantidade de livros lidos, mas à coerência da lista de leitura e à qualidade das resenhas. “Os participantes só poderão relacionar obras literárias”, destaca o coordenador do SAE. Além de concorrer aos prêmios, os participantes podem promover a troca de livros e acompanhar um “ranking” das obras mais lidas no campus.