UPA: FT apresenta cursos.
FCA e técnicos atraem visitantes

01/09/2012 - 14:40

/
Alunos da FCA recebem visitantes

Alunos da FCA recebem visitantes

Aprender jogando

Aprender jogando

Professores e alunos do Cotil

Professores e alunos do Cotil

Jogando também se aprende. E como. A partir de jogos tecnológicos, visitantes do Unicamp de Portas Abertas (UPA) puderam conhecer um pouco mais sobre os novos cursos da Faculdade de Tecnologia da Unicamp (FT), que teve uma sala da Faculdade de Educação Física reservada pra atender os jovens estudantes. De acordo com o coordenador do curso de Sistemas de Informação, André Leon Sampaio Gradvohl, a ideia é mostrar aos estudantes de ensino médio a possibilidade de ter uma formação na área de computação com aplicação em administração de empresas.

A criação dos cursos na região de Limeira, para Gradvohl, amplia a participação da Unicamp no Estado de São Paulo. “Aquele lado do Estado vem crescendo muito." O recado, dado aos visitantes por meio de jogos também por alunos de engenharia de telecomunicações, despertou o interesse em tecnologia para a aluna do Escola Estadual Clodomiro Barbosa, de Monte Alegre do Sul (SP), Maísa Soares. Aos 17 anos, ela chegou à Unicamp neste sábado sem ter certeza da profissão a seguir, mas declarou: “Agora estou pensando seriamente nesta área”, disse.

Para Rodolfo Andrade, 17 anos, os jogos também chamaram a atenção para a importância do avanço tecnológico, apesar do interesse por artes cênicas. “Achei o jogo muito interessante. Eles me surpreenderam com essa tecnologia”, disse Andrade. A procura também foi intensa na sala onde se instalou a equipe da Faculdade de Ciências Aplicadas, de Limeira.

Além de atraírem visitantes de ensino fundamental, as equipes dos colégios técnicos Cotil, de Limeira, e Cotuca, de Campinas, chamaram a atenção de estudantes de ensino médio em busca de formação técnica.  O Cotil ofereceu ao público a possibilidade de verificar glicemia e pressão arterial.

Para o professor do Cotuca Francisco Rodrigues , a participação no UPA tem como objetivo estimular o interesse de jovens de ensino fundamental e médio por cursos técnicos. O colégio, segundo o docente, mantém programas que viabilizem o ingresso de estudantes de escola pública em seus cursos. Mas acredita que os alunos precisam ser estimulados também por seus mestres, em suas escolas.