Inova Unicamp e SBU promovem curso a
distância sobre busca em bases de patentes
03/09/2012 - 14:10
- Text:
A busca de informações em bases de dados de artigos científicos faz parte do trabalho de todo pesquisador. No entanto, conforme estudos, a maior parte do conhecimento científico e tecnológico está contida em patentes. Conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), 70% das informações tecnológicas estão disponíveis, apenas, por meio de patentes. Apesar disto, as bases de patentes ainda são pouco exploradas.
Para difundir a importância da cultura de consultar essas bases, a Agência de Inovação Inova Unicamp e o Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) desenvolveram em conjunto o programa do curso Propriedade Intelectual e Busca em Bases de Patentes, que será ofertado em outubro, por meio do projeto InovaNIT.
De acordo com Patricia Tavares Magalhães de Toledo, coordenadora do projeto e diretora de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Inova, esse curso tem um papel importante na difusão da cultura da propriedade intelectual na Universidade. “A Inova desenvolve diversas ações nesse sentido. Está na essência da Agência. Mas, este curso tem um diferencial de suma importância que é promover a familiarização dos pesquisadores com as bases de patentes, mostrando características e as melhores estratégias para cada uma delas, potencializando, assim, o uso e os resultados obtidos”.
Programa - O curso de PI e Busca em Bases de Patentes é realizado na modalidade a distância e tem duração de quatro semanas. O programa aborda formas de proteção do conhecimento, a importância da proteção e das informações contidas nas patentes, busca de anterioridade e busca em bases de patentes. As bases que integram o programa são as do INPI, USPTO (do escritório americano), Esp@cenet (do escritório europeu), JPO (do escritório japonês), e a base Derwent.
A proposta do curso é, além do uso das bases de patentes na busca de anterioridade no início do processo para solicitação do pedido do registro, é que esses bancos de informação sejam melhor aproveitados e passem a ser utilizados com mais frequência por parte dos pesquisadores, inclusive como ferramenta de pesquisa. O curso está destinado a docentes, pós-graduandos e profissionais vinculados a Núcleos de Inovação Tecnológica. Também podem participar graduandos, desde que estejam vinculados a um projeto de pesquisa.
Esta é a sétima edição do curso. Todas as informações referentes a datas, processo seletivo e documentação, bem como a ficha de inscrição, estão disponíveis na página eletrônica do projeto, que pode ser acessa por meio do link. A oferta é gratuita e o prazo de inscrições se encerra no dia 21 de setembro.
InovaNIT – O InovaNIT é um projeto encomenda Finep, desenvolvido pela Inova e que tem como finalidade o apoio a Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT), por meio da cooperação e capacitação. Desde o início do trabalho, em julho de 2007, o InovaNIT promoveu 48 cursos, como o de Estruturação de Núcleos de Inovação Tecnológica e o de Gestão Estratégica de Núcleos de Inovação Tecnológica (este em parceria com o Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp), além dos cursos do INPI (Básico, Intermediário, Avançado e a Oficina de Redação de Patentes), entre outros, enfocando temas relacionados com as atividades de um NIT, como propriedade intelectual, comercialização de tecnologias e empreendedorismo.