3ª Semana do Cotuca reúne
1.700 alunos de 30 escolas
10/09/2012 - 13:20
- Text:
- Images:
- Images Editor:
A 3ª Semana do Ensino Médio e Técnico do Cotuca (Seemtec) está reunindo aproximadamente 1.700 estudantes da região de Campinas e também de Minas Gerais e do Paraná. Desta segunda até quinta-feira, serão 27 palestras, mesas-redondas, minicursos e saraus literomusicais, da manhã à noite, com a tarde do último dia reservada para a 2ª Mostra de Tecnologia, em formato inédito e com a apresentação de mais de 150 trabalhos técnico-científicos.
“Inicialmente, tínhamos a Semana do Cotuca, com o principal objetivo de buscar caminhos para melhorar nossos cursos técnicos, e esta continua sendo a proposta mais ampla. Agora existe o objetivo mais específico de reunir não apenas nosso pessoal, mas também de outras escolas e colégios da região”, explicou Pedro Esteves Duarte Augusto, professor do Departamento de Alimentos do Cotuca e coordenador-geral do evento.
Segundo Augusto, a ideia é criar um fórum de discussão sobre questões relevantes para o ensino médio técnico, juntamente com representantes da indústria e da academia. “A Seemtec começou como um evento localizado, que nesta terceira edição já alcança um porte bastante razoável. São cerca de 1.700 inscritos, sendo a grande maioria do Cotuca, como é natural, mas com duzentos vindos de outras 30 escolas. Tem gente da Unesp, da Federal do Paraná, de institutos federais de Minas Gerais, da Etecap e outras unidades.”
Representando o reitor Fernando Costa na cerimônia de abertura, o professor Marcelo Knobel, pró-reitor de Graduação da Unicamp, informou que os organizadores da Seemtec foram procurados por pessoas interessadas em levar a iniciativa para outras instituições, dando-lhe dimensões regionais ou mesmo nacional. “O Cotuca cumpre um papel fundamental promovendo esta Semana, que ganhou grande porte. Em nome da administração, gostaria de pedir desculpas pelos transtornos causados pelas obras na Universidade, como do Ginásio Multidisciplinar, onde deveria ocorrer este evento.”
Dezenas de palestrantes abordarão os mais variados temas dentro das áreas de ensino, educação técnica e gestão de carreira. A palestra de abertura da Seemtec foi concedida por João Frederico da Costa Azevedo Meyer, professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) e pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários. Ele falou sobre “Biomatemática: uma ciência que tem que ‘ver o mundo’”.