Conteúdo de Pró-Letramento contribui na
performance de professores em sala de aula
14/09/2012 - 18:20
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Ana Lúcia Guedes, docente da Faculdade de Educação da Unicamp, acompanha o Programa de Formação Continuada desde 2005, quando começou a atuar como formadora. Hoje, coordenar o Programa de Pró-Letramento, voltado para melhoria da educação brasileira, é motivo de satisfação e orgulho, de acordo com a docente. Para quem iniciou a carreira de educadora como professora de primeiro a quinto ano, o material de apoio do Pró-Letramento dará mais condições aos professores de implementar um leque maior de práticas relacionadas ao ensino de matemática e língua portuguesa. Nesta sexta-feira, o programa certificou mais uma turma de educadores, que voltarão a suas cidades como multiplicadores do conhecimento desenvolvido na Unicamp.
“Tanto na área de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental quanto no ensino da alfabetização, esses formadores trabalharão com seus colegas na cidade onde atuam, problematizando o trabalho deles a partir do material de apoio do Pró-letramento, que é um material muito bem-elaborado”, reforça Ana Guedes. Segundo Ana, projeto em 2004 tinha caráter emergencial e seria pontual com nascimento e morte declarada. “Por conta das repercussões e da projeção em estados brasileiros mostrou que veio para ficar. Tanto pela quantidade quanto pela adesão dos professores na proposta. É muito gratificante ver que o programa superou as expectativas iniciais”, avalia Ana.
Para a professora Daniela Nogues, de Vargem Grande do Sul, o fato de o convite partir da Unicamp já inspirou segurança, mas superou todas as expectativas porque, pela primeira vez, um programa de formação mostra que pode ser realmente utilizado e garantir muitos bons resultados. “Já trabalhava com educação infantil e, voltando à sala de ensino fundamental, estou levando a prática, porque os professores viram que dá muito resultado”, diz Daniela. Para ela, o programa tem tudo para elevar e muito a educação do País.
Rita de Cássia Barreto de Oliveira, chefe de educação infantil no Ceduc de Praia Grande, tem participação no programa como um presente. “Ainda era professora quando fui selecionada. Isso demonstra que o docente está no caminho certo, buscando progresso. Ela diz ter mais facilidade de conseguir multiplicar na condição de tutora. As mudanças são visíveis em seu município. “O programa só veio acrescentar. E não estou falando por vocês serem de um veículo da Unicamp, mas porque realmente acredito nisso.”
Para o coordenador da área de ensino de matemática programa, os formadores conseguiram acrescentar suas experiências no ensino fundamental 1. “Tivemos sucesso significativo, os tutores foram para as cidades e aplicaram o conhecimento desenvolvido durante o programa, inclusive vimos fotos e vídeos do trabalho que estão realizando em suas cidades”, acrescenta Samuel Oliveira.
Para a professora Lia Cavalheiro, de Vargem Grande do Sul, o professor precisa sempre estar atualizado para poder garantir qualidade à educação de alunos de séries iniciais. “Temos de trabalhar escrita, oralidade, desenvolvimento, entre outras coisas.” Como alfabetizadora, ela acredita que o Pró-Letramento pode enriquecer o trabalho em sala e aula. “Hoje estamos letrando as crianças, se elas tiverem este encaminhamento, terão melhor aproveitamento na série seguinte.”
De acordo com a professora Eliana Amaral, da Faculdade de Educação da Unicamp, este tipo de programa é importante para a Pró-Reitoria de Graduação, que tem interesse em participar de chamadas de editais do governo que possam aproximar a universidade da comunidade. A Universidade quer que o aluno perceba o mundo lá fora e tenha uma formação voltada para esta sociedade. “Este programa vai ao encontro da proposta da PRG formando multiplicadores e, com isso, aumentar as possibilidades de nossos alunos.”