Fórum internacional foca gestão
democrática para educação infantil
14/09/2012 - 13:40
- Text:
- Images:
A temática da gestão e liderança na educação infantil atraiu cerca de 400 pessoas ao Centro de Convenções da Unicamp durante Fórum Permanente que discutiu o assunto na sexta-feira (14). O evento, de âmbito internacional, foi realizado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), Divisão de Educação Infantil e Complementar (Dedic); e Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp).
“Hoje, as discussões mundiais em torno da educação infantil estão voltadas para a gestão democrática, objetivo principal dos debates deste Fórum. Além de palestrantes do país, o evento conta com pesquisadores importantes das universidades de Londres, Oxford, Austrália e dos Estados Unidos. Eles expõem experiências exitosas nesta área”, revela Roberta Rocha Borges, diretora pedagógica da Dedic e pesquisadora da Faculdade de Educação da Unicamp.
O Brasil está distante de oferecer educação infantil de excelência, expôs Roberta Borges, em seu discurso de abertura. “Não há controvérsias de estudiosos da área de que a infância precisa ser bem vivida pelas nossas crianças, principalmente nos espaços da creche e da pré-escola. Não cabe, portanto, educadores sem formação específica, espaços mal adaptados, experiências sem sentidos e materiais sucateados. É preciso investimento para a educação brasileira”, reivindica a pesquisadora.
O evento, em sua terceira edição, foi aberto com a apresentação do coral infanto-juvenil da Dedic sob a regência da professora Francine Reis. Participaram da abertura, além de Roberta Borges, o chefe de gabinete adjunto da Reitoria, Ricardo Anido; a assessora da CGU, Carmen Zink Bolognini; o coordenador-associado do Nepp, José Roberto Rus Perez; a diretora, no Brasil, da Organização Mundial de Educação Infantil (OMEP), Maria Aparecida Salmaze; e o coordenador do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) da Unicamp, Edson Cardoso Lins.