Participantes dos programas PAD e PED
têm palestra sobre difusão da informação
17/09/2012 - 16:20
- Text:Da Redação
- Images:
- Images Editor:
A Unicamp vai participar de um programa gerenciado pela Federation of Library Associations and Institutions (IFLA), que permitirá a troca de documentos com bibliotecas de outros países. A informação foi dada na tarde desta segunda-feira pela bibliotecária responsável pela área de Difusão da Informação da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL), Danielle Dantas de Souza, que ministrou palestra aos alunos que participam do Programa de Estágio Docente (PED) e do Programa de Apoio Didático (PAD) da Universidade. O evento, organizado pelas pró-reitorias de Graduação (PRG) e de Pós-Graduação (PRPG) e pelo Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)², ocorreu no Centro de Convenções.
De acordo com Danielle, as tratativas para que a Unicamp participe do programa estão em andamento. A expectativa é que o convênio seja assinado o mais breve possível. Ela explica que o empréstimo de documentos originais de bibliotecas internacionais será feito por meio de vauchers. “A Unicamp vai adquirir vauchers por meio da IFLA, que gerencia a troca de documentos entre os participantes do programa. Assim, nós vamos poder pedir um livro de uma biblioteca da África, por exemplo, que será consultado pelo interessado e devolvido posteriormente. O prazo de empréstimo dependerá das regras da instituição cedente”, detalha.
Os maiores interessados nesse tipo de documento, segundo Danielle, são docentes e alunos de pós-graduação. “Atualmente, é possível fazer esse tipo de empréstimo de forma independente, mas ele custa caro, em virtude do valor do seguro ser muito alto. Através do programa da IFLA, as despesas serão bastante reduzidas”, diz. Durante a sua palestra, a bibliotecária também falou aos presentes sobre critérios de citação em artigos científicos e acerca das regras que envolvem o cálculo do impacto que um trabalho possa ter junto à comunidade científica.
Segundo ela, na Biblioteca Central há equipes disponíveis para orientar os usuários sobre esses e outros temas. “Atualmente, estamos implantando o atendimento online, através de chat, para facilitar ainda mais a vida dos nossos usuários. O objetivo é tornar as consultas mais ágeis e evitar deslocamentos”, adianta.