FEEC comemora 40 anos de

Os homenageados da tarde

Público presente à solenidade

Mesa de autoridades

A Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp comemorou na tarde desta quinta-feira (20), em sessão solene, os 40 anos da implantação da pós-graduação em Engenharia Elétrica. Nesse período, a unidade formou 2.068 mestres e 910 doutores. “Segundo dados do governo federal, entre 1996 e 2008 o Brasil formou 2.335 doutores em Engenharia Elétrica. Destes, 508 saíram da nossa Faculdade, o que representa 22% do total”, apontou o diretor da FEEC, José Antenor Pomílio, durante discurso aos presentes.

Integraram a mesa de autoridades, além de Pomílio, o pró-reitor de Pós-Graduação, Euclides de Mesquita Neto, que representou o reitor Fernando Ferreira Costa; o diretor associado da FEEC, Joao Bosco Ribeiro do Val; e o coordenador de pós-graduação daquela unidade, Carlos Alberto de Castro Júnior. O pró-reitor de Pós-Graduação destacou o excelente trabalho que a FEEC tem feito ao longo das últimas quatro décadas no que se refere à formação de recursos humanos altamente qualificados. “A FEEC talvez seja a unidade que mais simboliza o sucesso alcançado pela Unicamp na área da pós-graduação”, disse.

Segundo Mesquita Neto, o maior desafio da unidade nos próximos anos, que corresponde também ao da Universidade, será ampliar a qualidade das atividades nesse nível de ensino, visto que dificilmente ele experimentará grandes saltos quantitativos. “Embora o programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica já seja nota 7 [conceito mais elevado] na avaliação da Capes, sempre é possível melhorar”, considerou. Conforme o diretor da FEEC, a unidade se orgulha do seu passado e seguirá trabalhando para manter o seu papel de liderança acadêmica no país.

Homenagens

Durante a solenidade em comemoração aos 40 anos da pós-graduação, a FEEC homenageou, com a entrega de placas, quatro docentes pelas relevantes contribuições dadas à Faculdade: Ricardo Magnus Osório Galvão; primeiro mestre formado pela unidade; Dalton Soares Arantes; segundo mestre formado; Rui Fragassi Souza; terceiro a defender o mestrado; e Rege Romeu Scarabucci, pelas atividades pioneiras de orientação junto ao programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica.

Todos destacaram a trajetória de sucesso da FEEC ao longo do período. Para o professor Galvão, tal condição foi conquistada graças ao empenho coletivo de docentes, estudantes e funcionários. “Desde o início da Faculdade foi possível notar que todos estavam empenhados em construir uma escola de qualidade. Aqui, nós sempre vivemos num ambiente de inovação. Neste momento, em vez de ser homenageado, eu quero prestar a minha homenagem à FECC pela sua história e pelos inestimáveis serviços que tem prestado à educação do país”, consignou. Após a sessão solene, e ainda como parte das comemorações, Galvão ministrou palestra com o tema “Desafios para a inovação tecnológica acionada pela ciência no Brasil”.