Aluna e professora da FEC representam o
Brasil em competição Solar Decathlon Madri

21/09/2012 - 14:20

O protótipo da Éko House

A graduanda da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) Gabriella Bergamini e sua professora Ana Lúcia Nogueira, docente da mesma Faculdade na Unicamp, integram o Team Brasil do Solar Decathlon, competição internacional que iniciou no último dia 13 e que vai até o dia 30 deste mês em Madri, Espanha. Projeta-se e constrói-se uma casa autossuficiente energeticamente. O projeto brasileiro foi batizado como Ekó House, uma casa sustentável que se abastece de energia solar, água da chuva e iluminação natural, que  também inclui um banheiro seco e aproveita os efluentes (esgotos) produzidos para adubação do jardim. O Brasil é o único representante das Américas e do Hemisfério Sul nessa edição, em que foi a sua primeira participação.

A equipe brasileira congrega estudantes e docentes de diversas áreas, entre elas arquitetura, engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia de automação e controle, engenharia civil, design, provenientes da Unicamp, UFRJ, IFSC e UFRN, trabalho coordenado pela Universidade Federal de Santa catarni (UFSC) e pela USP.

O desafio envolve a montagem, por equipe, de casas em um local aberto ao público, a Villa Solar, onde todos os projetos podem ser visitados. Este ano são 20 propostas, de 15 países diferentes, 11 dos quais partem da Europa (Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Hungria, Itália, Holanda, Noruega, Portugal, Reino Unido e Roménia), e o restante do Brasil, China, Japão e Egito. Siga as etapas das provas.

A professora Ana Lúcia considera fundamental a experiência de trabalhar em equipe reunindo alunos e professores, diante de um tema do momento, que tem uma proposta ecológica e de sustentabilidade. "Antes de sua viagem para a competição, a equipe Brasil teve que montar um protótipo de sua casa nas dependências da FAU-USP, que depois foi enviado diretamente para Madri. O grau de responsabilidade que isso exige é muito grande e tenho certeza de que deve trazer mais amadurecimento ainda", expõe a docente que, apesar de não ter seguido para Madri, acompanha os trabalhos via Internet. 

Na última postagem do grupo, os participantes brasileiros informaram: “Depois de vários dias de trabalho duro, terminamos a Ekó House. Estamos competindo desde segunda-feira e nos saindo muito bem nas provas de condição de conforto e de produção energética. Para a nossa equipe, poder estar aqui, competindo em Madri, já é uma vitória, por todos os desafios extras para cruzar o oceano com a nossa casa”, disseram. Nesta competição, busca-se somente o uso de energia solar com implementação de tecnologias que deem à casa um uso eficiente de seus recursos.

O evento cumpre duas finalidades, educativa e científica, e é organizado pelo secretário de Estado de Habitação e Desenvolvimento Urbano no Ministério das Obras Públicas com a colaboração do Conselho Municipal de Madri e da IDAE, Instituto para Diversificação e Economia de Energia, que contam com o patrocínio da Saint-Gobain, Schneider Electric, Rockwool, Kömmerling e FCC.

Além do projeto e da construção da casa, o Team Brasil possui como metas a conscientização da população para meios mais sustentáveis de vida; pesquisa de materiais, sistemas e tecnologias mais acessíveis; pesquisa de soluções adaptadas à indústria local, etc. Conheça o site oficial do Team Brasil e acompanhe os detalhes do evento no site oficial do evento.